Notícias

Cata-treco recolhe 2,4 mil móveis e eletrodomésticos em 2021

Serviço de limpeza urbana evita o descarte irregular em Uberlândia e pode ser acionado pelo Serviço de Informação Municipal (SIM)
17 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Prefeitura de Uberlândia segue com importantes ações voltadas à população, um deles é o Cata-treco, que retirada aquele móvel ou eletrodoméstico que já não tem mais serventia dentro de casa. O serviço recolhe em domicílio estes equipamentos de forma gratuita e já registrou, de janeiro até o momento, cerca de 2.400 recolhimentos. A realização do serviço acontece de segunda a sexta, das 8h às 15h. No ano passado, foram aproximadamente 18 mil atendimentos.

A cidade dispõe de dois caminhões-baús, cada veículo com três profissionais. A solicitação do morador é feita pelo telefone e em seguida é incluída na programação. Como aconteceu com a moradora Sandra Silva, do bairro Custódio Pereira, que acionou recentemente o serviço. “Já tenho o número do Cata-treco pregado na cozinha. É um serviço maravilhoso. Minha estante de livros, por exemplo, estava com a madeira apodrecendo. Acionei o serviço e o caminhão parou na minha porta, tocou o interfone e profissionais muito educados recolheram o móvel. Com um serviço desse a nosso favor, não tem desculpa para descartar em qualquer lugar. Quem o faz é por falta de educação, porque soluções eficientes e gratuitas a Prefeitura oferece.” enfatizou a moradora.

 “O descarte incorreto além de ser crime ambiental, prejudica diretamente a população. Com a chuva, por exemplo, estes materiais podem acumular água, potencializando o risco da dengue e também obstruindo e entupindo bueiros, bocas de lobos e galerias, causando alagamentos ou trazendo perigo ao serem arrastados durante as enchentes. Por isso ofertamos esta oportunidade à população de darem a destinação correta a móveis e eletrodomésticos”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, João Júnior.

Cata-treco recolhe 2,4 mil móveis e eletrodomésticos em 2021 1

Todo o material recolhido como sofás, mesas, cadeiras, guarda-roupas, camas, e outros móveis e eletrodomésticos em geral, caso esteja em estado de reutilização, é recolhido pelo Cata-treco e destinado para associações cadastradas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O que não serve para reaproveitar é descartado de forma correta, preservando o meio ambiente.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também