A Prefeitura de Uberlândia está dando continuidade à distribuição dos Kits Alimentação e nesta semana faz a entrega de hortifrútis em 51 escolas municipais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Ao todo, o programa beneficia mais de 52 mil estudantes dos segmentos urbano e rural da educação infantil integral e parcial, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O período de distribuição dos kits com as hortaliças continuará até o dia 7 de julho, conforme o cronograma estabelecido pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), da Secretaria Municipal de Educação (SME). Segundo a diretora do Pmae, Tania Martinelli, a entrega segue dinâmica semelhante dos kits de gêneros básicos, mas por se tratarem de alimentos perecíveis a recomendação é que a entrega ocorra em apenas um dia.
“Como os produtos chegam nas escolas nas terças-feiras, promovemos a entrega em um único dia e criamos a Quarta Nutritiva. Para não haver aglomerações, as escolas entram em contato com as famílias por telefone ou grupos de WhatsApp e fazem o agendamento para a retirada dos alimentos”, explicou a diretora. Ela destacou que os beneficiados devem levar sacolas para o transporte dos hortifrútis.
As montagens dos kits são feitas pelos servidores das escolas e respeitam as normas de biossegurança devido à pandemia de Covid-19. Durante todo o trabalho são disponibilizados frascos com álcool em gel e os servidores obrigatoriamente usam máscaras faciais e respeitam o distanciamento social. No dia da entrega, os alimentos são retirados em ambientes abertos e arejados.
A distribuição gratuita dos alimentos foi estabelecida com a intenção de contribuir na manutenção das necessidades nutricionais dos estudantes durante a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia de Covid-19. Cada modalidade de ensino tem um conjunto específico, composto de acordo com o recurso financeiro proveniente do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A composição dos kits de hortifrútis também está sujeita a alterações devido as condições climáticas e produtivas dos agricultores.
Os cadastros para ter acesso ao benefício foram feitos no mês de março e a distribuição dos gêneros básicos teve início em abril. Para atestar a veracidade das informações, os dados fornecidos nos procedimentos foram confrontados com o sistema de matrícula das escolas municipais (web acadêmico).
Entregas dos kits
As entregas dos kits são feitas somente nos dias e horários marcados antecipadamente pelas escolas, não havendo a necessidade de comparecimento em outros momentos. Para retirar, cada responsável deve apresentar documento de identificação com foto e número do CPF, além de levar sua própria sacola para transportar os alimentos. Os gêneros alimentícios não perecíveis serão distribuídos a cada três meses e os hortifrútis serão mensais.
Produtores rurais também são beneficiados
A inclusão de hortifrutis no kit alimentação contribui também com os agricultores rurais que fornecem produtos da agricultura familiar e têm a oportunidade de escoarem suas produções, além de terem incrementos em suas rendas familiares.
Ao utilizar produtos da agricultura familiar, a Prefeitura segue recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), contribuindo com a educação alimentar e nutricional dos estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Através de uma chamada pública realizada anualmente para incentivar os pequenos produtores rurais, a administração municipal seleciona cooperativas de agricultores familiares para atender as escolas. Na chamada pública vigente são quatro cooperativas selecionadas com aproximadamente 400 produtores contribuindo na oferta de alimentos. Nos kits foram incluídas frutas e verduras sazonais e nesta semana tem maracujá, maçã, batata e beterraba, entre outros produtos.