Notícias

Dmae esclarece sobre instalação de hidrômetros individualizados

Evento online promovido pelo Sinduscon-TAP acontece nesta sexta-feira (21) às 10h
19 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
FOTO COMUNICAÇÃO DMAE

Nesta sexta-feira (21), às 10h, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) prestará esclarecimentos sobre a instalação de hidrômetros e a medição individualizada em condomínios. O evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon – TAP) será online. As inscrições podem ser feitas no seguinte link: http://bit.ly/HidrometrosIndividualizadosDMAE

Medição individualizada do consumo hídrico

No último dia 12, o DMAE publicou no Diário Oficial do Município as diretrizes técnicas para implantação do sistema de medição individualizada do consumo hídrico por unidade consumidora localizada em edificações condominiais verticais e horizontais, atendidos pela autarquia. A iniciativa atende às exigências da Lei Federal 13.312/2016 que entra em vigor em julho de 2021 e estabelece que os novos edifícios devem adotar hidrômetros individuais para medir o consumo de água por unidade habitacional.

Atualmente o condomínio recebe uma conta de água/esgoto única e o custo é rateado entre os moradores – todos pagam o mesmo valor, independentemente da quantidade de moradores por unidade habitacional. Por meio do novo sistema, cada habitante vai pagar apenas pelo seu consumo.

 A legislação estabelece que as novas edificações condominiais terão de incluir em suas construções hidrômetros capazes de medir individualmente o consumo hídrico. Embora a lei seja direcionada apenas às novas construções, os condomínios antigos podem implantar a medição individualizada, caso os seus moradores assim queiram.

De acordo com o setor de hidrometria da autarquia, alguns condomínios de programas habitacionais em Uberlândia se adiantaram à legislação e já usam o sistema de medição individualizada por apartamento. Assim, o condomínio continua com um macromedidor para o uso da água nas áreas comuns e os apartamentos usam um medidor próprio.

No segundo semestre de 2019 e no início de 2020, o Dmae  realizou  uma série de apresentações às entidades da sociedade civil sobre a instalação de hidrômetros individualizados em condomínios. As palestras aconteceram no Sinduscon – TAP, na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e no Sindicato da Habitação Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Secovi-TAP).

Como participar:

Link para acesso: http://bit.ly/HidrometrosIndividualizadosDMAE

Perguntas devem ser enviadas ao e-mail: sinduscon.tap@gmail.com até quinta-feira dia 20 às 12h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também