Notícias

Prefeitura amplia apoio a pequenos produtores de leite

Parceria com o Senar ajuda a trabalhar a viabilidade econômica da produção leiteira em 30 propriedades
19 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Pequenos produtores rurais de Uberlândia contam com um importante apoio da Prefeitura para garantirem a viabilidade econômica na produção de leite. O trabalho é desenvolvido por meio da diretoria de Agropecuária, vinculada à Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, dentro do programa Novo Agro, e atualmente conta com um acordo de cooperação e assistência técnica e gerencial da regional Minas Gerais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Pela parceria, focada na profissionalização da bovinocultura de leite, são acompanhadas 30 propriedades.

 “A parceria com o Senar, que também está conosco no suporte a fruticultores e horticultores, veio para fortalecer ainda mais o acompanhamento que a nossa secretaria já oferecia aos produtores de leite. O nosso objetivo é possibilitar uma independência cada vez maior a essas pessoas, que vivem desse recurso e podem se aprimorar por meio do conhecimento e das práticas compartilhadas pela equipe de veterinários, técnicos e engenheiros agrônomos nas visitas de campo”, relata a secretária à frente da pasta, Thalita Jorge.

Pelo acordo, cada propriedade tem direito a uma visita técnica mensal com duração de quatro horas. Os encontros possibilitam fazer um diagnóstico da necessidade local, com ênfase na elaboração de um planejamento de gestão e da rotina com os animais (o caderno de campo). Bem-estar animal, controle de parasitas, alimentação de qualidade, estratégias para produção e armazenamento de forragem para o período da seca (incluindo adubação) e fluxo financeiro são algumas das questões abordadas.

Prefeitura amplia apoio a pequenos produtores de leite 1

Aprimorando boas práticas

Segundo o diretor de agropecuária da secretaria, Romes Fernandes, a cooperação técnica entre as instituições potencializa a capacidade do Município de estar próximo dos pequenos produtores. “O trabalho consiste em buscar alternativas para auxiliá-los nas dificuldades e mostrar quais melhorias são possíveis para que a produção seja viável como negócio, o que garante o sustento dessas famílias”, destaca.

Há cerca de dez anos, os irmãos Weslley e Wellington Rodrigues produziam na propriedade, localizada na comunidade Cruz Branca, entre 40 e 50 litros de leite por dia. A ordenha era manual e as práticas de manejo dos animais eram mais rudimentares. Weslley conta que foi a partir do apoio da equipe técnica da Prefeitura de Uberlândia que a família viu a possibilidade de seguir tirando o sustento do leite e chegar ao ponto de poder investir em outros segmentos da agricultura. A partir da assistência técnica, a produção passou para quase 200 litros diários e os irmãos já trabalham para quadruplicar a quantidade.

 “A gente viu que tem sempre alguma coisa que pode ser melhorada. Agora estamos recebendo apoio do projeto entre a Prefeitura e o Senar. O técnico vem aqui, dá aquele puxãozinho de orelha e vai nos mostrando o que pode ser aprimorado para melhorar a qualidade e aumentar a produção, sem deixar de cuidar bem dos animais”, conta Weslley.

Prefeitura amplia apoio a pequenos produtores de leite 2

O profissional que auxilia a Prefeitura no acompanhamento da dupla de produtores de leite da comunidade Cruz Branca é Bruno Bonafini, técnico de campo do Senar.

“A cooperação técnica oferece apoio ao produtor por dois anos. O Weslley e o Wellington estão com a gente há oito meses, na primeira fase dessa assistência. Quando eu cheguei aqui, eles já estavam tecnificados, produzindo uma silagem de excelente qualidade, com boa técnica de armazenamento da forragem. O que fazemos são ajustes na forma de lidar com os animais, levando outras práticas que possam melhorar ainda mais o trabalho na propriedade. E tem o acompanhamento do fluxo de caixa mensal, para que o produtor enxergue melhor o seu dinheiro dentro da atividade”, explica Bruno.

Prefeitura amplia apoio a pequenos produtores de leite 3

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também