Quarta-feira (19) de equipes do Programa de Imunização na ativa dando andamento na imunização contra a Covid-19. Os ginásios do UTC e a Arena Sabiazinho receberam 4.658 pessoas com comorbidades para o recebimento da primeira dose do imunizante. Já no sistema de drive-thru montado no estacionamento do Centro Administrativo foi realizada a vacinação de segunda dose em idosos que receberam a dose inicial em 2 de março. Todas as doses aplicadas foram do laboratório AstraZeneca.
A fiscal conferente Elaine Ribeiro esteve nos ginásios do UTC, garantindo a primeira dose de uma esperança que ela deseja que chegue logo a todos. “Queria que todos pudessem ter esse privilégio de ter a vacina. Meu sentimento sendo vacinada é de alegria, de satisfação e, também, tristeza por não poder já estarem todos imunizados”, afirmou.

Longe dos palcos devido à pandemia, o cantor Djola Alexandrino também foi imunizado e aposta na vacinação como um compromisso coletivo para que a música volte logo a todos os cantos.
“Foi muito bom o atendimento e está tudo organizado. Quero parabenizar todo o pessoal da área da saúde e dizer que é muito importante que a gente tome essa atitude protegendo a gente e as outras pessoas”, avaliou.
200 mil vacinados

Elaine e Djola passam a compor uma lista divulgada na terça-feira (18), que o Município atingiu a marca de 200 mil doses do imunizante aplicadas (veja no Vacinômetro). Com isso, mais de 20% da população da cidade já recebeu ao menos a primeira dose do imunizante.
O valor foi batido graças à competência da logística montada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, vai além da agilidade na aplicação das doses. Segue pelo cadastro, agendamento de vacinação com hora marcada, confirmação de cadastro por meio de diferentes canais.
Cadastro
As pessoas com comorbidades prioritárias não atendidas pela rede municipal de saúde devem baixar o formulário padrão fornecido na página de cadastro da vacinação, no Portal da Prefeitura (clique aqui).
O documento deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID), que comprova a comorbidade, assinatura e carimbo do médico responsável. O documento assinado pelo médico deverá ser, obrigatoriamente, anexado ao sistema no momento do agendamento virtual e precisará ser apresentado fisicamente no ato da vacinação. Qualquer outro documento não será aceito.
Confirmação
A Prefeitura de Uberlândia reforça que ampliou as ferramentas para aviso de agendamento para a vacinação contra a Covid-19. A partir desta semana, pessoas que optaram por preencher o campo “e-mail” no momento do cadastro também estão recebendo, por meio desse canal, a mensagem confirmando a data e local da imunização. O Município reitera que a confirmação também é feita por mensagem de texto no celular (SMS) e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura. Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que receberam a confirmação do agendamento.
Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia reforça a necessidade de as pessoas respeitarem o horário do agendamento para evitar a formação de filas.
Em caso de dúvidas em relação ao local do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data. O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).