Notícias

Prefeitura inicia ações de prevenção contra incêndio na região do Parque Estadual do Pau Furado

Estrada vicinal que guarnece o parque recebe aceiros para evitar queimadas neste período de seca, realizados pela Secretaria Municipal de Agronegócios, Economia e Inovação
21 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura Uberlândia iniciou nesta semana a realização de aceiros e limpeza na estrada vicinal EV 020, que margeia o Parque Estadual do Pau Furado. A medida consiste em limpar as faixas de divisa ao longo do Parque com a estrada, elimina a vegetação da superfície do solo e ajuda a evitar que incêndios atinjam a área da unidade de conservação. O serviço está sendo realizado pelo Núcleo de Estradas Vicinais da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação.

Criado em 2007, o Parque Estadual do Pau Furado conta com uma área total de 2,1 mil hectares. Na unidade de conservação que abriga o bioma Cerrado, com pequenas intercorrências de Mata Atlântica, já foram identificadas 932 espécies de fauna e flora. Em função da pandemia da Covid-19, o parque continua fechado.

Prefeitura inicia ações de prevenção contra incêndio na região do Parque Estadual do Pau Furado 1
Foto: Secretaria Municipal de Agronegócios, Economia e Inovação

 “Nesta época do ano, devido à diminuição das chuvas, há um aumento nas queimadas na região. Por isso a Secretaria Municipal de Agronegócios, Economia e Inovação prepara uma série de ações para prevenir queimadas e minimizar seus danos”, explicou a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Costa Jorge.


Danos ambientais

Além dos prejuízos ambientais para a fauna e flora, os incêndios comprometem os recursos hídricos, degradam a qualidade do ar e alteram as características biológicas, físicas e químicas do solo.

Em caso de queimadas ou flagrantes, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também