Notícias

Dmae melhora eficiência dos canais de flotação da ETE Uberabinha

Autarquia está substituindo dois sopradores com as respectivas centrais de aeração
24 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação/Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está realizando melhorias nos canais de flotação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha com a finalidade de aumentar a eficiência. A iniciativa consiste na substituição de dois sopradores com as respectivas centrais de aeração. A conclusão do serviço está prevista para o início de junho.

Os equipamentos vão substituir os atuais, que estão com mais de 18 anos de uso, e vão atuar nos processos físico químicos. A substituição dos dispositivos e troca da tubulação têm um investimento aproximado de R$ 200 mil. Os sopradores são responsáveis pela aeração do canal de flotação.

De acordo com gerente de tratamento de esgoto do Dmae, Marcelo Costa, os sopradores executam uma função importante na flotação, a última etapa do tratamento. “Eles promovem a mistura dos produtos químicos no esgoto, posteriormente à formação de lodo para separação da matéria orgânica (efluente tratado)”, explicou.  

O tratamento de esgoto é realizado em seis etapas (gradeamento-remoção de areia, degradação anaeróbia, coagulação, floculação, flotação e desidratação de lodo). A flotação é um dos últimos processos e consiste na redução da carga orgânica (DBO), proveniente da etapa biológica, como também no adensamento do lodo físico-químico que foi produzido nos canais de flotação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também