Notícias

Biblioteca Municipal teve um fluxo de cerca de 4 mil empréstimos e devoluções desde a reabertura

Atividades do espaço foram retomadas em novembro de 2020 de forma readaptada para cumprir todas as medidas sanitárias para resguardar a população contra a Covid-19
25 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Bibliotecas tradicionalmente estão associadas a locais receptivos, que permanecem de portas abertas para envolver a comunidade em atividades literárias e educacionais. E cumprindo essa função, desde a sua reabertura em novembro de 2020, a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira já registrou um fluxo de 3.840 empréstimos e devoluções de obras literárias, além de renovações de empréstimos.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 no espaço, estão suspensas as atividades de estudo e leitura presenciais para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus, e para ter acesso ao equipamento cultural, é obrigatório o uso de máscara de proteção. Todos os servidores também usam o equipamento de proteção individual.

As multas por atraso na devolução e a taxa de inscrição não estão sendo cobradas desde o início da pandemia em março de 2020.

Cadastro

Aqueles que não possuem o cadastro na Biblioteca poderão se cadastrar na hora e, para os que já possuem, é necessário a renovação anual. Para ambos, o processo é realizado rapidamente no local, apenas com documento de identidade (Carteira de habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho ou outro documento oficial com foto), CPF e comprovante de endereço atualizado. Em caso de jovens com menos de 16 anos de idade, a inscrição é feita com a presença de um responsável.

Atualmente, a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira conta com 1.249 cadastros ativos, sendo que, de janeiro de 2021 até o dia de hoje, 163 novos cadastros foram realizados.  

A Biblioteca e o Cultura em Casa

Desde o início da pandemia, a biblioteca tem participado da criação de conteúdo para o programa Cultura em Casa, onde estão disponibilizados de forma virtual desde cursos, contações de histórias, exposições, oficinas, saraus de literatura, dentre outras atividades. O acesso é pelo endereço https://www.uberlandia.mg.gov.br/cultura-em-casa/

Acervo para empréstimo

Durante esses dias de distanciamento social e reclusão em casa, a leitura tem sido uma válvula de escape, e o acervo da biblioteca têm assuntos variados, atendendo à diversas faixas etárias e contendo de diversos assuntos. É possível encontrar à disposição para empréstimo livros de literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, literatura espírita, autoajuda e informativos de maneira geral, incluindo didáticos. Além dos mais de 21 mil livros já existentes, a biblioteca está em processo de aquisição de novos títulos, que enriquecerão o acervo e proporcionarão atualização. Atualmente, o maior interesse do público de usuários é de materiais de literatura e “best sellers”.

Biblioteca Municipal teve um fluxo de cerca de 4 mil empréstimos e devoluções desde a reabertura 1

Processamento Técnico

Desde o ano passado, a Biblioteca tem realizado uma força tarefa para inserir no acervo, os materiais recebidos como doação. Mais de 4 mil exemplares já foram cadastrados e enviados para o acervo da Biblioteca Municipal e também para as sucursais. Além disto, estão sendo preparados os materiais que irão compor o acervo bibliográfico da Biblioteca Setorial de Artes, que será um novo espaço para pesquisa e funcionará na Oficina Cultural.

Programa RECODE Bibliotecas

A biblioteca participa do Programa RECODE Bibliotecas, que é uma parceria com a ONG RECODE e que tem como objetivo o empoderamento digital através de cursos de tecnologia. O programa apresenta um percurso formativo, que visa o aprimoramento das bibliotecas e que auxilia na condução das atividades durante a pandemia. Foi realizada como etapa do programa uma pesquisa com a comunidade, onde várias pessoas responderam sobre a biblioteca e o que esperam da mesma. Os resultados possibilitam o enriquecimento da programação e também a maior participação dos usuários. Ainda dentro do programa é possível à população realizar cursos online através da plataforma RECODE.

Mais informações na área de cursos do programa Cultura em Casa: https://www.uberlandia.mg.gov.br/cultura-em-casa/oficinas-cursos/

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço da Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira:
Centro Municipal de Cultura
Praça Prof. Jacy de Assis s/n (antiga Praça do Fórum) – Centro

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também