Notícias

Bairro Santa Luzia é contemplado com coleta seletiva do Dmae

31 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os moradores do bairro Santa Luzia de Uberlândia passam a contar com a Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a partir das 13h30, desta terça-feira (1º). Este é o quinto dos 17 novos bairros atendidos pelo serviço. Nesta nova fase, a ampliação visa alcançar cerca de 82% da cidade e já está atendendo Granada, Jardim das Palmeiras, Minas Gerais e Taiaman.

De acordo com Arthur Rosa, supervisor de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, a ampliação do serviço para diversos bairros de Uberlândia é fundamental para a garantia de uma cidade sustentável e cada vez mais limpa. “Além de gerar renda e trabalho para associações e cooperativas, a destinação correta possibilita uma melhoria no sistema de limpeza urbana e a conservação da vida útil do aterro sanitário. Assim, deixamos de explorar nossos recursos naturais e preservamos o meio ambiente, a partir da reciclagem de materiais”, explica.

Na semana passada, entre os dias 24 e 27 de maio, os integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva realizaram uma ação de conscientização no Santa Luzia. O objetivo era informar os moradores sobre o dia e o horário correto em que o ecocaminhão passará pelo bairro, com a entrega de folhetos nas moradias e nos comércios.

O material recolhido pelo ecocaminhão é destinado a cinco associações e uma cooperativa de recicladores. Além do Santa Luzia, a ampliação vai atender nos próximos quatro meses os bairros:  Aclimação, Canaã, Chácaras Panorama, Granja Marileusa, Guarani, Ipanema, Jardim Brasília, Jardim Europa, Jardim Holanda, Mansões Aeroporto, Nova Uberlândia, Novo Mundo, São José, Tocantins. (Confira abaixo o cronograma).

Funcionamento

O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização própria com aviso sonoro de que a coleta seletiva está passando nas ruas dos bairros. Assim os moradores podem colocar os recicláveis na rua.

O que destinar à coleta seletiva

– Papel, vidro, plástico e metais

– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)

Cuidados na hora da separação do material reciclável

 – Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material

– Vidros: lave-os bem e retire as tampas

– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento

– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas

– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado

OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).

Confira a programação de ampliação do serviço para os novos bairros

Junho

01/06 Santa Luzia

11/06 Jardim Brasília e São José

22/06 Jardim Holanda

Julho

02/07 Guarani e Tocantins

14/07 Jardim Europa

20/07 Nova Uberlândia e Novo Mundo

Agosto

05/08 Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa

11/08 Chácaras Panorama

23/08 Jardim Canaã

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também