Notícias

Prefeitura anuncia início da primeira obra do programa ‘Buriti Cidade’

Na abertura da Semana do Meio Ambiente da cidade, ação prevê a construção do trecho 5 do Parque Linear do Córrego Lagoinha
31 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O prefeito Odelmo Leão lançou, nesta segunda-feira (31), o início dos trabalhos para construção do trecho 5 do Parque Linear do Córrego Lagoinha- entre as ruas Platão, Aldorando José de Souza e Benjamim Alves dos Santos, no bairro Lagoinha. O anúncio, que também abre a Semana do Meio Ambiente em Uberlândia, é a primeira obra do programa “Buriti Cidade”.

O “Buriti Cidade” foi criado recentemente pelo prefeito Odelmo Leão e visa recuperar, proteger, preservar e monitorar os córregos do perímetro urbano de Uberlândia. Sua execução é resultado de uma parceria entre o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

“Em 2008, lançamos o programa ‘Buriti’ para recuperar, na zona rural, as bacias do rio Uberabinha e do Bom Jardim. Mais de 6 mil hectares foram revitalizados. Ampliamos o programa, agora, para atender os mananciais dentro da zona urbana. Começamos pelo Lagoinha, mas também vamos recuperar represas da cidade e outros córregos. Tudo isto, além de preservar o meio ambiente, vai evitar, no futuro, enchentes que presenciamos, inclusive, na avenida Nicomedes Alves dos Santos”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

Prefeitura anuncia início da primeira obra do programa ‘Buriti Cidade’ 1
Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

No Parque Linear do Córrego Lagoinha, está prevista a recuperação de todo o trecho 5. O projeto elaborado ainda envolve construção de calçada e ciclovia em todo o perímetro da área, cerca de eucalipto tratado, piso tátil na calçada, rampas de acessibilidade, mirante e áreas para estação de alongamento e academia ao ar livre.

Pela manhã, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos seguiram para a área, onde começaram a limpar pontos críticos por meio das operações “Cata-galho” e “Cata-treco”, incluindo mutirão de limpeza no bairro. Entre as atividades também está a recuperação da área de preservação na Rua Aldorando José de Souza, com aterramento, implantação de drenos, plantio de gramas e de árvores e calçamento.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load