Notícias

Prefeitura inicia vacinação contra a gripe nas ILPIs do município

Serão imunizados idosos e trabalhadores de 30 instituições nesta segunda etapa da campanha
31 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Parte da segunda etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Prefeitura de Uberlândia iniciou nesta segunda-feira (31) a imunização dos residentes e profissionais dasInstituições de Longa Permanência (ILPIs). Hoje, quatro instituições foram visitadas pelos profissionais da saúde do município. Ao todo, a vacinação passará por 30 ILPIs.

“Nesta segunda etapa estão contemplados os idosos com mais de 60 anos. Por isso, iniciamos esse cronograma para que a imunização chegue a todos os residentes das ILPIs em tempo hábil. Paralelamente, a campanha segue em todos os pontos de vacinação para os idosos e professores”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.

Segunda etapa da campanha nacional

Idosos com mais de 60 anos e profissionais da área de educação devem buscar as salas de vacinas da rede municipal de saúde até 8 de junho. A imunização segue também para o público da primeira etapa (veja mais abaixo) A vacina contra a gripe visa minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza, principalmente no inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral.

A vacina da gripe na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses. “As pessoas dos grupos prioritários precisam entender que a gripe pode levar à internação e ao óbito. Como existe vacina, não podemos permitir que ocorram internações por esses tipos de gripe, já que isso também impacta em um aumento na demanda de leitos na rede”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.

A vacinação ocorre nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), das 7h30 às 16h30, das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Tibery, Martins e Planalto, das 8h às 20h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 18h30, sendo as unidades UBS dos bairros Tocantins e Brasil com horário estendido, atendendo das 8h às 20h.

Iniciada em 12 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza atendeu e continua atendendo, na primeira etapa, crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), grávidas em qualquer idade gestacional, mulheres no pós-parto e trabalhadores de saúde. A terceira etapa será de 9 de junho a 9 de julho para outros grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, força de segurança e salvamento, caminhoneiros, entre outros.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também