Notícias

Live alerta sobre prevenção a incêndios

“Uberlândia contra as queimadas” contou com mais de 160 acessos e compõe a programação da Semana do Meio Ambiente
1 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia promoveu, nesta terça-feira (1), a Live “Uberlândia contra as queimadas”, a fim de promover e alertar a população sobre a prevenção, principalmente durante o período da seca.O debate virtual, que aconteceu via zoom, foi aberto à população contou com a presença virtual do prefeito Odelmo Leão, de representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sindicato Rural de Uberlândia, Polícias Militar (PM), Rodoviária Federal (PRF), secretários de diversas pastas da Prefeitura, representantes do Dmae e de outros órgãos e entidades.  A ação compõe a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente 2021 e teve a participação de 165 pessoas.

A transmissão reforçou a conscientização e debateu massivamente as ações preventivas, assim como o dever de cada cidadão no período de seca previsto. Durante o encontro, o prefeito Odelmo Leão anunciou iniciativas para aumentar a segurança no campo durante o período da seca. “Hoje, por exemplo, fechamos um projeto com o Sindicato Rural e começaremos o processo de georreferenciamento na zona rural como medida de segurança e isto vai facilitar a identificação das propriedades para a PM, PC, PRF PRE e Corpo de Bombeiros em casos de alguma ocorrência”, informou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Júnior, ressaltou a importância da denúncia e também do trabalho preventivo da pasta. “Quando uma área está sendo incendiada é necessário informar pelo Disque Denúncia 181 ou para o Corpo de Bombeiros 193 para evitar uma tragédia maior. Mas a Prefeitura também está aberta para evitar casos recorrentes e atuar na prevenção. Se o morador está ao lado de um terreno com mato alto, muito lixo e é uma área sempre incendiada, a população pode acionar a prefeitura através do Serviço de Informação Municipal 3239-2800 ou pelo WhatsApp 9 9774-0616, que a informação será analisada e entrará no cronograma de limpeza e roçagem para evitarmos estes transtornos.” Orientou o secretário pontuando uma das ações da Prefeitura.

Queimadas

Um dos alertas levantados pelo comandante do Corpo de Bombeiros, André Casarim, durante a live foi que Minas Gerais é um dos cinco Estados do Brasil com previsão de pior seca em 111 anos. Conforme informado, o período de junho a setembro deste ano, segundo o Governo Federal, será muito severo, podendo enfrentar graves crises hídricas. Uma das principais consequências do tempo seco é a queimada, trazendo danos ao meio ambiente e à população, com o aumento dos problemas respiratórios e a procura por atendimento médico.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também