Notícias

Levantamento aponta que vacina pode expressar queda de mortalidade por Covid-19

Proporção de óbitos na faixa dos 80 anos, por exemplo, reduziu pela metade nos últimos quatros meses em Uberlândia, conforme monitoramento da Prefeitura de Uberlândia
4 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fonte: Vigilância Epidemiológica Municipal

Garantir o direito à vacina contra a Covid-19 para toda a população de Uberlândia é uma prioridade para a Prefeitura de Uberlândia. Desde que a cidade começou a receber do Ministério da Saúde as doses de imunizantes, a gestão municipal não tem poupado esforços para alcançar o maior número possível de pessoas, além de atuar junto às esferas estadual e federal no intuito de que o processo seja ampliado e agilizado. Dados do monitoramento realizado pelo Município apontam que, desde o início da vacinação até o momento, a mortalidade caiu entre o público mais idoso, o primeiro a ser contemplado pela imunização iniciada no final de janeiro.

“Depois de quase um ano adotando e estimulando diversas medidas sanitárias e de biossegurança para combater o avanço da Covid-19, foi com o início da vacinação que sentimos uma redução mais significativa no número de óbitos entre aquelas com mais de 80 anos. Sabemos que os imunizantes disponibilizados atualmente são um importante aliado para vencermos a pandemia. Portanto, seguimos trabalhando diariamente para que esse benefício se estenda para cada vez mais pessoas e pedimos que a população continue a tomar os cuidados preventivos para possamos superar juntos este momento”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Até a manhã desta sexta-feira (4), a vacinação com a segunda dose já havia alcançado mais de 80 mil pessoas do público prioritário e quase 166 mil receberam a primeira. Paralelamente ao avanço do trabalho de imunização, a proporção entre o total de óbitos e aqueles por faixa etária teve uma mudança de perfil, segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Levantamento aponta que vacina pode expressar queda de mortalidade por Covid-19 1
Fonte: Vigilância Epidemiológica Municipal

Se em janeiro os óbitos entre pessoas na faixa dos 80 anos representavam 16,67% das mortes por Covid-19 em Uberlândia, a taxa caiu pela metade em maio, chegando a representar 8,53% do número total no último mês. Entre as pessoas com mais de 90 anos, a taxa passou de 8,97% em janeiro para 1,42% quatro meses depois.

Em março, mês que concentrou o maior número de óbitos em decorrência do novo coronavírus neste ano e no qual grande parte do público com mais de 80 anos já estava vacinado com duas doses, a proporção entre o número total de vítimas fatais e aquelas com idade entre 80 e 89 anos ou com mais de 90 se manteve em queda, representando, respectivamente, 13,12% e 6,12%.

“Com base nos dados estatísticos deste ano, notamos um arrefecimento da mortalidade entre os mais idosos. Infelizmente, com o vírus ainda em circulação e a chegada da segunda onda, que trouxe novas variantes mais agressivas e eficientes na transmissão, percebemos o crescimento dos óbitos entre a população mais jovem e ainda não contemplada pela vacina, o que demonstra a importância de não descuidarmos do distanciamento e do isolamento social, nos casos em que isso é possível, uso de máscara e constante higienização das mãos”, observou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Fique ligado!

A vacinação é realizada de forma gradativa, de acordo com os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade. É essencial que a comunidade se atenha, para receber informações ou tirar dúvidas, aos canais oficiais de comunicação do Município, como o Portal da Prefeitura e suas redes sociais (Facebook, InstagramTwitterYoutube e “Zap da Prefeitura”, no número 34 99774-0616).

Dúvidas também podem ser sanadas no Serviço de Informação Municipal (SIM), no 3239-2800.

Confira aqui todas as informações acerca do enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia

Saiba mais sobre Plano de Vacinação e o cadastro

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também