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Obra do Terminal Jardins alcança 30% de conclusão

Local recebe várias frentes de trabalho, como instalação de piso de ladrilho hidráulico na parte interna e pavimentação das pistas; avenida Judeia recebe início da pavimentação
9 de junho de 2021
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A prefeitura de Uberlândia avança em várias etapas da obra do Terminal Jardins. A estrutura de mobilidade urbana atinge 30% de conclusão. Nesta fase, está sendo executada a implantação de pisos de ladrilhos hidráulicos dentro das plataformas e intertravado de concreto na parte externa. Além disso, está sendo realizada a pavimentação nas pistas internas entre as plataformas e na área externa dos estacionamentos e espaço de manobra dos ônibus. Outro serviço em execução é a complementação da drenagem pluvial da avenida da Judeia, com início da pavimentação da duplicação da via.

Obra do Terminal Jardins alcança 30% de conclusão 1
Foto: Cleiton Borges / Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

As equipes da empresa contratada sob licitação atuam em diversas frentes. Entre eles estão o trabalho de assentamento das treliças que darão suporte à cobertura da estrutura, a construção do piso da plataforma de embarque e no pátio externo, além dos serviços de alvenaria da área administrativa do terminal e da área de descanso dos motoristas. O empreendimento é mais um do programa Uberlândia Integrada II.

Terminal Jardins

Com ordem de serviço assinada pelo prefeito Odelmo Leão em novembro do ano passado, o Terminal Jardins estará localizado na avenida Judeia, no cruzamento com a avenida Judá. A estrutura, que contará com três plataforma de embarque e desembarque, está sendo erguida em um terreno de 37,4 mil m² e terá área construída de 8,7 mil m². O terminal contará ainda com área de estocagem, área para os motoristas, bilheteria, sala administrativa, área de estacionamento, bicicletário e área de expansão.

Já a drenagem pluvial e a duplicação da avenida Judeia são necessárias para absorver as alterações no tráfego geradas pelo novo terminal. A estrutura da via saltará de 14 metros para 40 metros de largura, com duas faixas de rolamento por sentido e estacionamento. Haverá ainda canteiro central e ciclovia. Concluída, toda a estrutura beneficiará diretamente os bairros Canaã, São Lucas, Jardim Célia, Panorama, Jardim Maanaim, Residencial Pequis, Monte Hebron, São Bento, Lago Azul e Morada Nova.

Os trabalhos são fiscalizados pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e executados pela Dreste Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil.

Uberlândia Integrada II

O programa Uberlândia Integrada II é fruto de um financiamento do Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, e retomado recentemente no âmbito do programa Uberlândia Integrada I e II. Esse recurso tem caráter vinculado, ou seja, só pode ser utilizado em obras estruturais de mobilidade. O programa Uberlândia Integrado I foi lançado pelo prefeito Odelmo Leão ainda durante a sua gestão de 2009 a 2012 e viabilizou outras inúmeras obras pela cidade.

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