Notícias

Futel orienta cuidados para prática de exercícios em cada turno

Pista do Parque do Sabiá está liberada de segunda a sábado, das 6h às 20h
11 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Caminhar de manhã ou à tarde? Esta pergunta é frequente para praticantes de caminhada. No Parque do Sabiá, a pista está liberada ao público de segunda a sábado, das 6h às 20h, com entrada permitida até 19h, com uso obrigatório de máscara.

“Os praticantes da modalidade que buscam mais intensidade preferem o fim do dia ou início da noite, porque as fibras cardíacas já estão mais aquecidas. Porém, as pessoas são únicas e cada uma tem uma adaptação melhor em relação ao horário da prática de caminhada”, disse o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel),, Hudson Paim.

De acordo com o profissional da Futel, pela manhã, uma caminhada aumenta a disposição ao longo do dia, melhorando até as noites de sono. Porém, é preciso tomar um café da manhã equilibrado, com frutas, cereais e fibras. Já na parte da tarde, a temperatura corporal está mais alta e melhora bastante o rendimento muscular.

Independentemente do horário de caminhar, Hudson Paim faz alertas importantes. “Estar bem alimentado, se hidratar antes, durante e após a prática e usar roupa e calçado adequados são necessários e contribuem para uma boa caminhada”.

Frequentadora assídua do Parque do Sabiá, Silda Lucena, moradora do bairro Santa Mônica, não esconde a sua preferência pelo horário vespertino. “Prefiro este momento, porque durante a caminhada faço minhas reflexões. O Parque do Sabiá é uma inspiração para que meu dia fique melhor. É amor próprio que diz? Sim!! Lei do bem me quero!!! E no Parque deixo fluir o meu bem querer”, disse.

Prevenção

O diretor geral da Futel, Edson Zanatta, lembra. Ainda. que as medidas de prevenção adotadas desde o início da pandemia continuam valendo. “Os cuidados incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, a distribuição de álcool em gel em todas as portarias e a aferição da temperatura de todos os frequentadores”, observou.

Também é feita a orientação para que os frequentadores respeitem o distanciamento social e usem suas próprias garrafinhas de água, já que os bebedouros seguem temporariamente interditados. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também