Na última semana, a segunda turma do curso de Cuidador de Idosos concluiu sua formação com 68 horas de carga horária. Também no sábado (12), três novas turmas começaram a fazer as aulas de Cálculos de Medicamentos Injetáveis; Primeiros Socorros; Feridas e Curativos. Os cursos, que são gratuitos, integram a contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco e acontecem no Centro Educacional Supere.
A técnica em enfermagem Sidneia Macedo destacou que o aprendizado foi dinâmico, com diferentes professores que abordaram diversos pontos da profissão. “Quero ser uma boa profissional, por esse motivo, sigo me aperfeiçoando e fazendo novos cursos de qualificação, como este”.
De acordo com a psicóloga Bruna Bergman, o curso de cuidador de Idosos é de extrema importância para o currículo dos alunos, pois o mercado vem cobrando cada vez mais, uma qualificação diferenciada e direcionada para cada tipo de profissão. “A matéria de Psicologia faz parte deste curso principalmente por mostrar aos alunos a importância de cuidar primeiro de si, antes de cuidar do outro. Faz com que eles pensem no cuidado com o outro de forma mais humana”, afirmou.
Os cuidadores são profissionais que acompanham e auxiliam idosos nas atividades do cotidiano, orientam práticas de lazer. Também adaptam o ambiente de acordo com as necessidades da pessoa e monitoram o estado de saúde. Esses profissionais trabalham em residências, spas, abrigos, hospitais e lares de idosos.
Novas turmas
No último dia 12 de junho, foram iniciadas as novas turmas dos cursos de Feridas e Curativos, Primeiros Socorros e Cálculo de Medicamentos Injetáveis. As aulas acontecem aos sábados. A qualificação tem 24 horas de carga horária e oferece uma formação para o mercado de trabalho, gerando renda e oportunidades.
Atualmente, estão em andamento as turmas dos cursos: Soldagem Profissional, Assistente Administrativo, Eletricidade Residencial e Manipulação de banana para novos produtos.
Água Vida
O projeto Água Vida, contrapartida social do Sistema Capim Branco, tem realizado diversas ações de melhoria social e qualidade de vida para a população do entorno da obra. Dentre estas iniciativas, estão os cursos profissionalizantes em andamento no Centro Educacional Supere que abrangem os setores de saúde, administração, alimentação e manutenção. Entre as opções estão soldagem, gestão de controle de perdas, assistente administrativo, cuidador de idosos, etc.
Também já foi realizada a reforma da escola da comunidade da Tenda do Moreno, a delimitação das áreas de preservação permanente (APP) e respectiva revitalização com plantio de espécies nativas por meio do Programa Buriti nas propriedades do rio Araguari.