Notícias

Prefeitura é destaque entre municípios em alimentação escolar durante pandemia

Cidade se tornou referência nacional com a implementação de sistema para entrega de kits de alimentação aos alunos da Rede Municipal de Ensino
14 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O trabalho da Prefeitura de Uberlândia na promoção da segurança alimentar dos estudantes da Rede Municipal de Ensino durante a pandemia de Covid-19 será destaque de um encontro on-line que irá reunir representantes de prefeituras mineiras e paulistas na próxima quarta-feira (16). Trata-se de uma roda de conversa virtual organizada pelo Conviva Educação, iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com outros dez institutos e fundações e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

Com a necessidade da adoção do ensino remoto devido ao avanço do novo coronavírus na cidade, o Município iniciou em abril de 2020 a entrega aos alunos de kits de alimentação. Cada kit é composto por itens básicos e hortifrútis da agricultura familiar.

 Em um primeiro momento, os itens adquiridos para a merenda escolar e que abasteceriam as escolas físicas foram direcionados para alunos de todas as idades cadastrados no programa federal Bolsa Família. Nessa fase, mais de 14 mil famílias foram beneficiadas. A iniciativa foi aprimorada neste ano e foi estendida para todos os estudantes da rede, um público de cerca de 70 mil pessoas que inclui os que frequentam Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

 “A partir deste ano, abrimos um cadastro para que as famílias dos estudantes confirmem o interesse em continuar recebendo esse auxílio e vamos mantê-lo mesmo com o retorno ao ensino híbrido, no qual os pais e responsáveis podem optar por permitir que o aluno frequente a escola presencialmente em alguns dias. Sabendo dessa nossa experiência e como ela vem evoluindo em mais de um ano de desenvolvimento, o Conviva Educação nos convidou a partilhar o conhecimento adquirido com outros municípios de Minas e São Paulo”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, que participará do bate-papo.

A nutricionista Marília Martins Santos, responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) de Uberlândia, também estará presente. “Vamos falar de como se dá o planejamento para que os kits cheguem até os estudante e como vem sendo construída essa iniciativa, que hoje inclui cadastro um sistema de organização que possa auxiliar principalmente aqueles estudantes que tinham na escola a principal refeição do dia”, relatou.

A roda de conversa, cujo tema é “Alimentação escolar em tempos de pandemia”, acontece nesta quarta-feira (16), às 10h30, por meio da plataforma Zoom.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também