Notícias

Inscrições estão abertas para live sobre doença falciforme

O objetivo é conscientizar sobre uma das alterações genéticas mais frequentes no Brasil e no mundo
15 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Centro de Educação Permanente em Saúde, realizará, no próximo dia 18 de junho, a partir das 14h30, pela plataforma Zoom, a live “Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme”, que tem o dia 19 de junho como data dedicada à causa. O objetivo é conscientizar e sensibilizar os pacientes com doença falciforme, familiares e profissionais da Saúde para a importância da Atenção Básica no cuidado dessa grave condição crônica. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/liveanemiafalciforme.

live contará com as participações de Mara de Oliveira (coordenadora do Núcleo sobre Doença Falciforme), Paulo Henrique de Paiva (médico hematologista e coordenador do Hemominas), Sarah Carvalho de Miranda (enfermeira especialista em hematologia e hemoterapia e coordenadora do Ambulatório l- Transfusional- do Hemocentro Regional de Uberlândia), Simone Bruna de Oliveira (influenciadora digital e co-fundadora) da Associação de Pessoas com Doenças Falciforme do Estado do Paraná-Afalp) e Elvis Silva Magalhães (coordenador da Associação Brasileira de pessoas com Doença Falciforme- Abradfal).

O dia 19 de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas, em 2008, como forma de chamar a atenção para a Doença Falciforme por ser uma das doenças genéticas de maior prevalência no mundo. A enfermidade não tem cura e pode provocar o comprometimento das principais funções do organismo. Entre as complicações da doença estão anemia crônica, crises dolorosas associadas ou não às infecções, retardo do crescimento, infecções e febre, infartos pulmonares, acidente vascular cerebral, inflamações, úlceras, icterícia, priapismo, síndrome mão-pé e crise de sequestro esplênico. O diagnóstico precoce da Doença Falciforme é feito na triagem neonatal com a realização do Teste do Pezinho.

Programação

Live “Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme”

Dia:  18/06/2021

– 14h30 às 14h35: Abertura (Mara de Oliveira– Coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e Outras Hemoglobinopatias)

– 14h35 às 14h40: Filme sobre Atendimento no hemocentro (Dr. Paulo de Paiva – Coordenador Hemocentro Uberlândia)

– 14h40 às 14h50: Filme sobre a Importância da atenção básica na doença falciforme. (Dr. Paulo de Paiva – Coordenador Hemocentro Uberlândia)

– 14h50 às 15h05: Palestra sobre Cuidados com o paciente falciforme (Sarah de Miranda – Enfermeira Hemocentro)

– 15h05 às 15h20: Palestra sobre “Visibilidade da Doença Falciforme” – blogueira Simone Bruna (Paraná)

– 15h20 às 15h35: Palestra “O Caminho até a Cura da Anemia Falciforme” – Elvis Silva Magalhães

– 15h35 às 15h55: Respostas às perguntas do chat

– 15h55 às 16h: Encerramento.

Acesso e inscrição:

Através da Plataforma Zoom

Inscrições pelo link: http://bit.ly/liveanemiafalciforme

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também