Os paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), entidade parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Rodrigo Parreira, Mauro Evaristo e Rafaela de Paula podem garantir, neste sábado (19), os índices necessários para conquistarem vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, de 24 de agosto a 5 de setembro. Para isso, precisam obter boas marcas na seletiva de atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), evento que está sendo realizado em São Paulo.
Caso não alcancem os índices, eles ainda poderão ser convocados em julho, desde que continuem bem colocados no ranking nacional. “Os três tiveram provas na terça (15) e na quinta (17) e foram muito bem. Agora estamos na expectativa para que alcancem os índices necessários neste sábado e assim garantam suas tão sonhadas vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio”, ressaltou o profissional de educação física da Futel, Leandro Garcia, treinador de Rafaela e Rodrigo.
Mesmo durante a pandemia, a Futel manteve os treinos de Rodrigo Parreira (salto em distância), Mauro Evaristo (arremesso de peso) e Rafaela de Paula (lançamento de disco) no Sesi Gravatás, com a participação de apenas um paratleta por horário e todos os cuidados de prevenção à Covid-19 necessários, como distanciamento social, uso de máscara de proteção e constante higienização com álcool em gel.