Notícias

Inverno exige cuidados extras na prática de exercícios físicos

Estação mais fria do ano chega nesta segunda-feira (21); profissional de educação física da Futel dá dicas sobre prática de atividades físicas neste período
21 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com a chegada do inverno nesta segunda-feira (21), todos que praticam atividades físicas – seja em espaços abertos, como o Parque do Sabiá, ou em casa – devem ficar atentos a alguns cuidados extras necessários nessa época do ano.  Isso porque a queda de temperatura impacta diretamente na prática de exercícios, inclusive no aumento da sensação de cansaço durante a atividade.

O profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, dá algumas dicas. “Nessa estação é comum as pessoas se sentirem menos dispostas a se exercitarem. No entanto, deixar de praticar uma atividade física é um erro, especialmente porque as pessoas comem mais em dias frios, já que o corpo precisa de mais energia para manter sua temperatura. A boa notícia é que, no inverno, o exercício físico pode elevar a queima de calorias em até 30%. Vale lembrar, no entanto, que alguns cuidados extras são indispensáveis nessa época do ano. O primeiro deles é utilizar roupas adequadas. É importante não sentir frio, mas se lembrar que o corpo esquentará ao longo do exercício, portanto, o indicado é usar uma blusa que seja fácil de tirar, caso necessário”, ressaltou.

Outros cuidados incluem a hidratação e o uso de protetor solar. Além disso, o alongamento é imprescindível, afirma o educador físico. “Especialmente porque no inverno a musculatura se mantém mais contraída e o risco de lesão aumenta. O aquecimento é, portanto, fundamental para um bom rendimento durante toda a prática”, completou.

Atividades

Para quem deseja se exercitar em um ambiente aberto, o Parque do Sabiá é uma excelente opção. A pista de caminhada e as academias ao ar livre funcionam de segunda a sábado, das 6h às 20h (com entrada permitida até as 19h). Bicicletas e patins estão liberados de segunda a sábado, das 10h às 16h, e o ciclismo noturno é oferecido de segunda a sexta, das 20h às 22h, sendo para treinamento de segunda a quinta e o Pedal da Família, às sextas-feiras. Nos dois casos, a entrada é permitida até as 21h.

Já para quem prefere se exercitar em casa, a Futel oferece aulas on-line de mix dance às segundas, quartas e sextas, das 18h30 às 19h15; de karatê, às terças e quintas, das 19h às 19h45, e de ginástica funcional, também às terças e quintas, das 18h30 às 19h. As aulas podem ser acompanhadas da página do Parque do Sabiá no Facebook (facebook.com/ParquedoSabiaUberlandia) e no canal do YouTube (youtube.com/c/parquedosabia).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também