Notícias

Programa Buriti atende propriedades rurais durante estiagem

Iniciativa visa a conservação do solo com a readequação de estradas e a construção de barraginhas
21 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
COMUNICAÇÃO DMAE

O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), já iniciou o trabalho de horas-máquina em propriedades rurais cadastradas no programa. O serviço tem por finalidade a conservação do solo com ações de readequação das estradas vicinais, terraceamento e construção de barraginhas. Estão previstas cerca de 2.900 horas máquinas em 14 propriedades, até fim do período de estiagem. Nos próximos dois meses, também será iniciado, o cercamento das áreas de preservação permanente (APP).

De acordo com o gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, três propriedades rurais já foram atendidas e os trabalhos nesta semana estão concentrados na fazenda Santa Helena, localizada às margens do rio Uberabinha. O serviço está sendo realizado por duas pás carregadeiras, uma motoniveladora, um caminhão pipa e um rolo compactador.  “Este é um trabalho importante que visa preparar o solo para ele não sofrer processos de erosão e, indiretamente, proteger as áreas de nascentes nas propriedades rurais”, afirmou.

Também está prevista para os próximos meses a execução de 50 mil metros lineares de cerca nas áreas de proteção permanente (APP). “A curva de nível serve para barrar a água em terrenos com declive. O cercamento e o serviço de horas-máquina são realizados no período mais seco. Já a recuperação natural e o plantio ocorrerão no período chuvoso, nas áreas que sofreram algum tipo de degradação, explicou.  

Programa Buriti atende propriedades rurais durante estiagem 1
COMUNICAÇÃO DMAE

Programa Buriti

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008 já foram implantados mais de 575 mil metros lineares de cerca e o plantio de 459 mil mudas nativas, alcançando 6.486 hectares de área protegida. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também