Notícias

Futel orienta sobre importância do alongamento

Profissional de educação física da Futel destaca os benefícios do exercício preparatório
24 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Essencial em todas as épocas do ano, o alongamento se torna ainda mais importante para todos que praticam atividades físicas, seja em espaços abertos, como o Parque do Sabiá, ou em casa durante o inverno. Isso acontece porque as baixas temperaturas aumentam os riscos de lesões, já que o frio faz com que o corpo contraia os músculos na tentativa de produzir calor. Por conta disso, a preparação prévia é capaz de ativar a musculatura, facilitar a circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal

No Parque do Sabiá, principal espaço para a prática de atividades físicas em Uberlândia, o alongamento pode ser feito na pista de caminhada ou nos aparelhos das academias ao ar livre. Ao todo, são onze espaços instalados por toda a extensão do principal cartão postal de Uberlândia: uma academia na entrada do Tibery (inclusive, adaptada para deficientes físicos), uma na entrada do Santa Mônica e nove estações de alongamento e outros exercícios instalados em diversos pontos, à beira da pista de caminhada.

“O alongamento é um exercício preparatório muito importante, especialmente durante o inverno. Ele previne lesões e proporciona inúmeros benefícios, como o aumento da mobilidade das articulações e o fortalecimento dos ligamentos e tendões”, disse o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros.

Futel orienta sobre importância do alongamento 1

Alongamento em casa

O alongamento também é indispensável para quem tem se exercitado em casa, com as aulas on-line oferecidas pela Futel. As modalidades oferecidas são o mix dance (às segundas, quartas e sextas, das 18h30 às 19h15), o karatê (às terças e quintas, das 19h às 19h45) e a ginástica funcional (também às terças e quintas, das 18h30 às 19h). As aulas podem ser acompanhadas da página do Parque do Sabiá no Facebook (facebook.com/ParquedoSabiaUberlandia) e no canal do YouTube (youtube.com/c/parquedosabia).

“É importante lembrar que o alongamento pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Então mesmo em casa é essencial fazer esse exercício preparatório por alguns minutos antes de iniciar a atividade física”, completou Robson Medeiros.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também