O paratleta do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho foram convocados para a última fase de treinamento da seleção brasileira de bocha paralímpica antes os Jogos Paralímpicos de Tóquio, competição que acontecerá entre 24 de agosto e 5 de setembro. O evento será no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, entre os dias 8 e 15 de julho.
Esta é a quinta convocação de Mateus e Oscar para a seleção brasileira somente neste ano, o que deixa ambos com grandes chances de serem convocados, ainda em julho, para os Jogos de Tóquio. “Fico muito feliz em poder estar nessa última fase de treinamento antes dos Jogos, pois acredito que será o momento de fazer alguns ajustes finais. A minha expectativa para essa próxima fase é dar continuidade ao trabalho que temos feito, sempre com foco no nosso melhor desempenho”, ressaltou Mateus Carvalho.
A convocação tem relação direta com o trabalho desenvolvimento pela Futel, que, mesmo durante a pandemia, manteve a rotina de treinamento dos paratletas de alto rendimento, que têm chances de convocação para competições internacionais. Desde setembro do ano passado, Mateus e Oscar treinam no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com todos os cuidados preventivos necessários, como aferição de temperatura e uso de máscara de proteção e álcool em gel.
Mateus Carvalho tem diversas conquistas importantes na sua carreira, inclusive duas medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, disputados em Lima, no Peru: uma de bronze na bocha individual e uma de ouro por equipe.