Notícias

Coleta e beneficiamento de sementes auxiliam na conservação de áreas verdes

Trabalho do Horto Municipal prepara espécies nativas e frutíferas para doação
2 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Parte do ciclo de vida na natureza, o fornecimento de frutos traz um importante elemento para que novas espécies nasçam: as sementes. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Horto Municipal, realiza a coleta desses embriões periodicamente, seguindo cronograma elaborado com intuito de conservar a vegetação de cerrado predominante em Uberlândia.

Em julho, as equipes estão priorizando a coleta de sementes de paineiras, jacarandá, angico vermelho e sibipiruna. Para o fim do mês está prevista a temporada dos ipês. O trabalho inicia com vistorias feitas durante visitas técnicas para avaliar e catalogar matrizes em bom estado fitossanitário (livre de pragas e com potencial produtivo). O recolhimento é programado considerando também a quantidade, visto que cada colheita rende em torno de 5 mil sementes.

Coleta e beneficiamento de sementes auxiliam na conservação de áreas verdes 1

Cada espécie oferece gérmens que passam por beneficiamento específico e são semeados em sementeiras ou recipientes apropriados. A germinação e o preparo das mudas são realizados no Horto Municipal, até o cultivo atingir o ponto adequado para a espécie ser doada à população.

“Nossas equipes seguem a diretriz da gestão de conservar o meio ambiente e aproximar a população desse trabalho. Reaproveitamos o que excede das plantas, ou seja, não retiramos nada que possa prejudicar as espécies. Com isso são mantidas as características habituadas da nossa região e, através do Horto, conseguimos fornecer mudas para que a cidade siga cada vez mais arborizada”, destacou o titular da pasta, João Junior.

Parceria com população

O trabalho abrange também as sementes de espécies frutíferas, que são recebidas via doações da população. O reaproveitamento de sementes doadas passa pelo processo de beneficiamento e, em seguida, o semeio. Para doar sementes, basta agendar visitação ao Horto Municipal.

Horto Municipal

Endereço: avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery
Telefone para agendamento(34) 3213-6676
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 16h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também