Notícias

Cruzeiro dos Peixotos ganha nova estação de tratamento de esgoto (ETE)

Mini ETE passou pelos testes pré-operacionais e já está em funcionamento atendendo os moradores do Distrito
2 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação / DMAE

Os moradores do Distrito do Cruzeiro dos Peixotos contam com uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O equipamento substituiu a anterior que apresentava pontos de corrosão e desgaste devido ao tempo de uso. A nova ETE, instalada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), além de ser  compacta é mais durável. A pré-operação foi iniciada em fevereiro e agora o dispositivo está em pleno funcionamento.

 O gerente de Tratamento de Esgoto, Marcelo Costa, destaca que a nova estação, construída em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), é superior a anterior feita em aço carbono, principalmente em relação à durabilidade uma vez que não sofre com ataques corrosivos dos gases gerados no tratamento de esgoto. “Esse material aumenta a durabilidade da estação por até quatro vezes mais, se comparada a uma ETE de aço carbono”.

Cruzeiro dos Peixotos ganha nova estação de tratamento de esgoto (ETE) 1

A ETE de tipo modular, ocupa um espaço menor e tem capacidade para atender cerca de 1,5 mil habitantes. A estação conta com sistema preliminar, dois reatores aeróbios, dois filtros biológicos e sistema para captação e queima do biogás. “Outro benefício da estação é a facilidade de ampliação, segurança na operação e manutenção. Também, o filtro biológico possui malha filtrante, aumentando assim, a retenção de sólidos presentes na carga orgânica”, disse Costa.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também