Notícias

Prefeitura amplia programa Escola em Casa a partir de segunda-feira (5)

Programação de TV terá mais aulas e novos formatos para todas as idades
2 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Imagem: Divulgação

O Escola em Casa terá novidades a partir de segunda-feira (5). Os alunos municipais que sintonizarem o canal digital 8.2 UHF terão à disposição uma programação televisiva voltada para todas as etapas escolares. Diariamente, das 7h às 22h, a Prefeitura de Uberlândia transmitirá 75 videoaulas, formatos mais diversificados e novos programas. A programação continuará atendendo a educação infantil, o ensino fundamental, o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A duração das aulas será de 30 minutos para o público infantil e de 20 minutos para os demais estudantes.

 Além de ampliar o número de videoaulas de 45 para 75, novos quadros também serão disponibilizados. O “Movimente-se” terá aulas com atividades físicas. Já o “Intervalo Criativo” se voltará para ações culturais realizadas nas escolas. Dicas e incentivos de leitura serão mostrados no “Para Gostar de Ler”. A programação terá ainda momentos de interatividade entre escolas e famílias durante o “Jornal Virtual do Programa Escola em Casa”, com vídeos feitos pelas famílias e estudantes, entre outras abordagens, informações e entrevistas. Durante as aulas normais e com conteúdos curriculares também serão exibidos quadros como o “Dicas para a Família”, o “Olha o que a gente fez” e o “Culinária Mirim”.

 “Esta nova etapa do Escola em Casa contempla principalmente os alunos cujas famílias optaram pelo ensino remoto. Estes estudantes não estão frequentando as escolas devido à pandemia de Covid-19 e agora terão um acesso mais amplo ao processo de ensino e de aprendizagem”, disse assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carla Barbosa Alves.

Canal exclusivo de TV entrou no ar em maio

No dia 10 de maio deste ano os estudantes das escolas da Prefeitura de Uberlândia passaram a contar com o canal de TV digital 8.2 UHF, com qualidade Full HD e sinal aberto para toda a comunidade. Na época, as aulas presenciais estavam suspensas em decorrência da pandemia de Covid-19 e as equipes da SME desenvolveram ferramentas capazes de manter o acesso à aprendizagem mesmo à distância. Uma das alternativas encontradas ainda no ano de 2020 foi disponibilizar videoaulas pela TV Universitária e no Portal da Prefeitura.

Neste ano de 2021, diante da continuidade do cenário pandêmico, tornou-se necessário ampliar o alcance deste recurso remoto educacional. Após análises, as equipes da SME constataram a eficácia do uso de canal aberto na televisão por ser um meio de fácil acesso, estar presente em muitos lares e que independe de operadoras de televisão por assinatura ou internet. Outro benefício é facilitar que as famílias acompanhem o aprendizado de crianças e adolescentes.

Todos os processos de criação do canal e de licitação para contratações de plataforma digital e da emissora de TV foram amparados no decreto federal 10.312, de 4 de abril de 2020. O documento possibilitou ampliar o escopo de multiprogramação, com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde de entidades executoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial. A faixa aberta tornou-se possível em Uberlândia devido a uma concorrência pública realizada pelo Município, vencida pela TV Integração, cujo contrato vigora até 31 de dezembro deste ano.

Para viabilizar a produção das videoaulas por parte dos professores municipais, a Prefeitura também instalou um mini estúdio de gravação no Centro Municipal de Estudos e Projetos Julieta Diniz (Cemepe). Também foi disponibilizada a plataforma on-line licitada Xtream Solutions, especializada em oferecer gestão, edição, arquivamento e conversão dos arquivos de vídeos para conteúdos televisivos, otimizando e simplificando os processos. 

Ensino remoto

Além das videoaulas, a SME também oferece atividades pelo portal da Prefeitura de Uberlândia e apostilas impressas para os alunos, entregues pessoalmente nas escolas onde os estudantes são matriculados.

Programação e demais informações do Canal Digital 8.2 podem ser conferidas no Portal da Prefeitura pelo endereço https://www.uberlandia.mg.gov.br/escolaemcasa  

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também