Notícias

Programa de vacinação contra a covid-19 imunizou pessoas em situação de rua

Somando esta ação às doses aplicadas no UTC e Arena Sabiazinho, 5.154 foram vacinadas hoje; cronograma continua neste sábado (3)
2 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais 5.154 pessoas foram imunizadas contra a covid-19 nesta sexta-feira (2), com destaque para as doses aplicadas em pessoas em situação de rua. É que hoje, além a ação de imunização realizada nos tradicionais pontos (UTC e Arena Sabiazinho), duas equipes das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social Trabalho e Habitação passaram por sete praças e quatro abrigos realizando a vacinação deste público em especifico.

Em situação de rua, Leodgard de Sousa, de 49 anos, foi um dos imunizados nesta sexta-feira. Ele recebeu a vacina das equipes que estavam na praça da Bíblia. “Mesmo com essa situação de estar vivendo nas ruas neste momento, eu me sinto mais protegido tendo sido vacinado agora. É também um momento de felicidade e de torcida para que a vacina chegue para todos”, disse ele.

Para esta ação foram disponibilizadas as vacinas da fabricante Janssen, de dose única, conforme determinação do Ministério da Saúde. “Fizemos um mapeamento junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Trabalho e Habitação para localizarmos os principais pontos de concentração deste público. É um trabalho importante realizado pela prefeitura de Uberlândia, que busca garantir a segurança desta camada vulnerável da nossa sociedade”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.

Cronograma

Além desta ação realizada pela cidade, a cronograma de vacinação seguiu na Arena Sabiazinho e UTC. Seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, as duas estruturas montadas na cidade receberam hoje profissionais da educação (ensinos infantil, fundamental, médio e superior), profissionais de saúde, gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias), pessoas com comorbidades, com deficiência (com ou sem Benefício de Prestação Continuada – BPC), público em geral com idade entre 50 e 49 anos e faltosos que fizeram o recadastramento para vacina.

Confira a programação para sábado (3) na Arena Sabiazinho e UTC:

– Profissionais da educação (ensinos infantil, fundamental, médio e superior)

– Profissionais da limpeza urbana

– Profissionais dos transportes ferroviário e coletivo rodoviário urbano e de longo curso

– Caminhoneiros

– Gestantes, puérperas e lactantes (até 6 meses)

– Pessoas com comorbidades

– Pessoas com deficiência (com ou sem Benefício de Prestação Continuada – BPC)

– Público em geral com idade entre 50 e 49 anos

– Acamados (acima de 18 anos)

Confirmação do agendamento

A confirmação do agendamento das pessoas cadastradas é feita por mensagem de texto no celular (SMS), via e-mail (para quem optou por preencher o campo no momento do cadastro) e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura (veja aqui).

Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que tiveram o agendamento confirmado. Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação, por isso a Prefeitura de Uberlândia ressalta a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendados para evitar a formação de filas.

Revalidação de cadastro de faltosos

O Município reitera que as pessoas que não compareceram à convocação devem realizar a revalidação do cadastro para serem chamadas novamente. Para solicitar o reagendamento, basta acessar o Portal da Prefeitura. No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também