Notícias

Escola em Casa estreou nesta segunda-feira sua nova programação

Programação de TV conta com mais aulas e novos formatos para todas as idades
5 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

 A nova programação do Escola em Casa já está no ar. Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Uberlândia passou a transmitir 75 videoaulas com formatos mais diversificados e novos programas. Os estudantes municipais que sintonizarem o canal digital 8.2 UHF terão à disposição uma programação televisiva voltada para todas as etapas escolares das 7h às 22h. A programação continua atendendo a estudantes da educação infantil, do ensino fundamental, do Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A duração das aulas é de 30 minutos para o público infantil e de 20 minutos para os demais estudantes.

Além de ampliar o número de videoaulas de 45 para 75, novos quadros também foram disponibilizados. O “Movimente-se” apresenta aulas com atividades físicas. Já o “Intervalo Criativo” é voltado para ações culturais realizadas nas escolas. Dicas e incentivos de leituras são mostrados no “Para Gostar de Ler”. A programação tem ainda momentos de interatividade entre escolas e famílias durante o “Jornal Virtual do Programa Escola em Casa”, com informações, entrevistas e vídeos feitos pelas famílias e estudantes. Durante as aulas normais e com conteúdos curriculares também serão exibidos quadros como o “Dicas para a Família”, o “Olha o que a gente fez” e o “Culinária Mirim”.

“O Escola em Casa contempla principalmente os alunos que seguem com o ensino remoto, para não haver discrepância com o ensino presencial. É um trabalho de acordo com nossa proposta de melhorar a educação a cada dia. Iniciamos com programas isolados na TV em abril de 2020 e agora temos um canal exclusivo”, disse a secretária de Educação, Tania Toledo.

Canal exclusivo da educação municipal

O canal de TV digital 8.2 UHF entrou no ar no dia 10 de maio deste ano com qualidade Full HD e sinal aberto para atender aos estudantes das escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME). Na época, as aulas presenciais estavam suspensas em decorrência da pandemia de Covid-19 e as equipes da SME desenvolveram ferramentas capazes de manter o acesso à aprendizagem mesmo à distância.

Uma das alternativas encontradas desde o ano 2020 foi disponibilizar videoaulas pela TV Universitária e no Portal da Prefeitura. Neste ano de 2021, diante da continuidade do cenário pandêmico, foi necessário ampliar o alcance deste recurso remoto educacional. Após análises, as equipes da SME constataram a eficácia do uso de canal aberto na televisão e teve início a criação do espaço exclusivo. Todos os processos de criação e de licitação para contratações de plataforma digital e da emissora de TV foram amparados no decreto federal 10.312, de 4 de abril de 2020. O documento permite uma multiprogramação, com conteúdos específicos destinados às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde de entidades executoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial.

A faixa aberta tornou-se possível em Uberlândia devido a uma concorrência pública realizada pelo Município, vencida pela TV Integração, cujo contrato vigora até 31 de dezembro deste ano.

Para viabilizar a produção das videoaulas por parte dos professores municipais, a Prefeitura também instalou um mini estúdio de gravação no Centro Municipal de Estudos e Projetos Julieta Diniz (Cemepe). Também foi disponibilizada a plataforma on-line licitada Xtream Solutions, especializada em oferecer gestão, edição, arquivamento e conversão dos arquivos de vídeos para conteúdos televisivos, otimizando e simplificando os processos. 

Ensino remoto

Além das videoaulas, a SME também oferece atividades pelo portal da Prefeitura de Uberlândia e apostilas impressas para os alunos, entregues pessoalmente nas escolas onde os estudantes são matriculados.

Programação e demais informações do Canal Digital 8.2 podem ser conferidas no Portal da Prefeitura pelo endereço https://www.uberlandia.mg.gov.br/escolaemcasa  

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também