Notícias

Palestra sobre avicultura caipira marca o início da Semana do Produtor Rural

Ações organizadas pela Prefeitura de Uberlândia seguem até sexta-feira (9); confira a programação
5 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tiveram início nesta segunda-feira (5) as atividades da Semana do Produtor Rural, realizada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação. Para marcar a abertura do evento, a avicultura caipira, um dos pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro), foi debatida com produtores em palestra no Sindicato Rural nesta manhã.

Médica veterinária do município, Maria Tereza Rezende foi uma das palestrantes e aproveitou a oportunidade para tratar sobre a importância da cultura da avicultura caipira na nossa região. “Já temos 20 produtores cadastrados neste seguimento que recebem um acompanhamento muito importante para que sigam se desenvolvendo e se profissionalizando. Deste modo, abordamos aqui algumas características de manejo e sistema de produção para quem trabalha com as aves”, disse ela.

Presente no evento, o produtor rural Aleondes Paulo da Costa trabalha com a venda de ovos desde 2019, ano em que também se cadastrou para receber um acompanhamento técnico ofertado pela Prefeitura de Uberlândia. “Desde então a nossa produção ganhou em quantidade e qualidade. Eu e minha esposa aproveitamos todas as oportunidades para aprimorar o nosso negócio e essa semana do produtor vem para somar nesse sentido”, finalizou.

Semana do Produtor Rural

A “Semana do Produtor Rural” foi instituída pela lei municipal 13.416/2021, sancionada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro, e definiu como 7 de julho o dia desse profissional. Deste modo, as atividades tiveram início nesta segunda-feira e seguiram até a sexta-feira (9). Para participar dos eventos, é preciso se inscrever nos links disponibilizados para cada data no Portal da Prefeitura de Uberlândia (confira aqui).

A programação foi desenvolvida em parceria com a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), o Sindicato Rural de Uberlândia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater- MG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A abertura será às 9h de segunda-feira com a palestra presencial sobre avicultura caipira, um dos pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro).

No decorrer da semana, haverá outras palestras (algumas presenciais, outras on-line) em torno dos temas: sistema agroflorestal, oportunidades e desafios para o agronegócio, melhoria genética na bovinocultura e turismo rural. Nas duas datas definidas como Dia de Campo, as atividades envolvem aplicação de pó de basalto em hortaliças, poda de goiabeira e capacitação sobre piscicultura em associação com a aquaponia.

Serviço
O quê
: Semana do Produtor Rural
Quando: entre os dias 5 e 9 de janeiro
Acesse a programação e se inscreva para participar em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/semana-do-produtor-rural/

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também