Notícias

Feira Novo Agro atrai visitantes do Parque do Sabiá nesta terça-feira (6)

Primeira edição de 2021 do comércio de produtos agroecológicos e da agricultura familiar é destaque na Semana do Produtor Rural
6 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Semana do Produtor Rural, promovida pela Prefeitura de Uberlândia dentro do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro) da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, retomou com satisfação a Feira Novo Agro nesta terça-feira (6) no Parque do Sabiá, marcando a primeira edição do evento deste ano.

Vários frequentadores da pista de caminhada e corrida do Parque do Sabiá voltaram para casa com os exercícios físicos em dia e também com a satisfação da “feira” da semana realizada com produtos hortifrutigranjeiros orgânicos de qualidade. A comercialização de produtos agroecológicos é feita diretamente pelos próprios produtores rurais, dentro da agricultura familiar, que integram o Programa Novo Agro da Prefeitura.

Feira Novo Agro atrai visitantes do Parque do Sabiá nesta terça-feira (6) 1

A feira, que acontecerá toda terça-feira, a partir das 16h, no Quiosque Multiuso do parque, emocionou o pequeno produtor Edilson Araújo que planta, com ajuda da esposa, hortifrutis orgânicos no lote onde mora nas chácaras Parque das Américas em Uberlândia. “É uma satisfação tão grande estar aqui, vendendo os produtos que eu mesmo planto sem agrotóxico, com muito carinho. Nem é questão só de dinheiro. É a nossa cultura que está aqui. Estamos vendendo saúde em forma de alimento. É só natureza e sem química. Dou nota dez pela iniciativa da Prefeitura e por toda organização”, festejou o produtor.

Com tênis e roupa esportiva, a dona Eny de Fátima, do bairro Osvaldo Resende, não esperava terminar a caminhada e voltar para casa com sacolas de alface e outros folhosos. A Feira Novo Agro surpreendeu a aposentada. “Estou maravilhada! É excelente isso aqui. Tudo orgânico, é uma boa oportunidade de comprar tudo fresquinho. Até a minha sobrinha está aproveitando e comprando também. Terça-feira que vem estarei aqui de novo” pontuou a moradora.

Feira Novo Agro atrai visitantes do Parque do Sabiá nesta terça-feira (6) 2

Novo Agro

O Novo Agro foi criado pela Prefeitura de Uberlândia em 2017, por meio das Secretarias Municipais de Agronegócio, Economia e Inovação e já contabilizou mais de duas mil pessoas beneficiadas por suas ações desde então em seis pilares: agroindústria, avicultura caipira, agroecologia, aquicultura, turismo rural e gastronomia.

Além de acompanhamento técnico e capacitações, a iniciativa conta com a realização de eventos, feiras, doação de mudas e oportunidades de mercado, além de adequações na legislação municipal para facilitar a profissionalização dos pequenos produtores. Com a iniciativa, em 2018, o programa Novo Agro rendeu ao prefeito Odelmo Leão o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.

Semana do Produtor Rural

Os produtores rurais de Uberlândia vão contar durante esta semana com uma semana de capacitações e diversas atividades gratuitas. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, a “Semana do Produtor Rural” terá, entre os destaques, lançamento de um cartão de identificação exclusivo para o setor, feira de produtos do Novo Agro, dia de campo e palestras sobre empreendedorismo e avanços técnicos no campo.

Para participar do evento, é preciso se inscrever nos links disponibilizados para cada data no Portal da Prefeitura de Uberlândia (confira aqui). A programação segue até sexta-feira (9). A “Semana do Produtor Rural” foi instituída pela lei municipal 13.416/2021, sancionada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro, e definiu como 7 de julho o dia desse profissional.

Compareça!
O quê:  Feira Novo Agro
Onde: Parque do Sabiá, no Quiosque Multiuso (entrada pela avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery)
Quando: semanalmente, sempre às terças-feiras, das 16h às 19h30
Entrada: gratuita

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também