Notícias

Prefeitura de Uberlândia lança cartão do produtor rural

Projeto desenvolvido em parceria com a PM e o Sindicato Rural tem o objetivo de melhorar acesso dos serviços de segurança pública junto ao setor
6 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em um trabalho conjunto para oferecer mais segurança à área rural, a Prefeitura de Uberlândia lançou, nesta terça-feira (6), o “Cartão do Produtor Rural”. O documento resulta de uma parceria firmada com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Sindicato Rural de Uberlândia (SRU), possibilitando uma melhor localização da propriedade por meio de um código e de coordenadas geográficas. Essas informações serão uma importante referência durante o atendimento de ocorrências e no desenvolvimento de ações estratégicas.

O cartão foi apresentado pelo prefeito Odelmo Leão durante evento no Centro Administrativo Municipal, com a presença do comandante da 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM), coronel Fernando Marcos dos Reis, e do presidente do Sindicato Rural, Thiago Bianchi Silveira.

“Agora o produtor rural tem um endereço”, disse o prefeito Odelmo Leão. “Essa é uma das muitas iniciativas que estamos preparando para aumentar o nosso apoio a esse importante setor da nossa economia.”

Durante a cerimônia, alguns cartões foram entregues aos produtores presentes. A secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, destacou que os demais receberão em suas propriedades. “Preparamos uma equipe para essas entregas porque queremos aproveitar esse momento para estarmos mais próximos de cada produtor, ouvir suas demandas e conhecê-los melhor. Acreditamos que assim poderemos ampliar nossas políticas públicas”, afirmou.

Prefeitura de Uberlândia lança cartão do produtor rural 1

Identificação georreferenciada

A área rural corresponde a aproximadamente 95% do território de Uberlândia. São 3.896 km² por onde se estendem mais de 3 mil propriedades, conforme registros da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e do Sindicato Rural. Ter um cadastro confiável e preciso desses imóveis é visto como essencial para entender quais as necessidades em segurança pública de cada região e localizar os endereços com maior facilidade em situações emergenciais.

No cartão do produtor, constam o nome do produtor e da propriedade, além de coordenadas geográficas e código da área. Esse código, único exclusivo de cada imóvel, é gerado pelo Cadweb, o sistema on-line de cadastro de atendimento e despacho da PM. Trata-se de um banco de dados acessível tanto às polícias civil e militar quanto ao Corpo de Bombeiros. Ao necessitar de suporte em uma emergência, o produtor passa as informações do cartão ao serviço requisitado.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Thiago Bianchi Silveira, o produtor associado à instituição terá o cartão integrado ao aplicativo “Apporteira”, disponível para os sistemas Android e iOS. “Eu me sinto honrado de poder ter na Prefeitura uma parceira para apoiar ainda mais nossos produtores”, disse.

O coronel Fernando Marcos dos Reis reforçou a importância do lançamento desta terça-feira. “Isso mostra como os entes públicos estão trabalhando de forma integrada em Uberlândia. Temos tido queda na criminalidade local e eu acredito parte dessa desse resultado a esse trabalho conjunto em prol da população”, observou.

Prefeitura de Uberlândia lança cartão do produtor rural 2

Como o produtor recebe o cartão?

Uma equipe da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação ficará responsável por fazer a entrega dos cartões nas propriedades. Os produtores rurais podem tirar dúvidas sobre a iniciativa pelo telefone 3232-4336.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também