Em mais um dia de vacinação contra a Covid-19, a Arena Sabiazinho e ginásios do UTC receberam 5.240 pessoas que foram imunizadas nesta quarta-feira (7). A ação é realizada pela Prefeitura através das equipes do Programa de Imunização. O avanço na vacinação prevê a convocação, até segunda-feira (12), de mais de 30 mil pessoas para o recebimento da primeira dose do imunizante.
Acompanhada da filha que se encarregou de fotografar a vacinação, a dona de casa Franciele Aparecida Pereira faz parte desse grupo. Ela chegou cedo para garantir a vacina que representa uma dose de esperança.
“Primeira dose hoje e a expectativa é alta pois tenho problema de pressão alta e estou tratando um câncer. É agradável tomar essa vacina e me sentir mais segura com minha saúde, até porque a estrutura está bem montada com bom atendimento”, disse.
Imunizado, o gerente de pista João Carlos Rafael comemorou com o desejo de que a consciência coletiva seja algo em comum entre todos. “Esse momento representa pra mim uma alegria. Eu achei a vacinação muito bem organizada, ágil e estou feliz. Quero que todos tomem logo a vacina para acabarmos logo com essa doença”, afirmou.
Ao longo desta semana, além do andamento conforme faixa etária (48 a 42 anos) o agendamento ocorre para:
– profissionais da educação infantil, fundamental, médio e superior;
– profissionais de saúde;
– gestantes, puérperas e lactantes;
– pessoas com comorbidades e deficiência (com ou sem BPC);
– trabalhadores dos transportes coletivos urbanos e de longo curso e ferroviário
– faltosos que fizeram o recadastramento para vacina.
Também está prevista a aplicação da segunda dose de quem tomou a vacina Astrazeneca entre os dias 20 e 22 de abril.
Agendamento
A confirmação do agendamento é feita por mensagem de texto no celular (SMS), via e-mail para quem optou por preencher o campo no momento do cadastro e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura. Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que receberam a confirmação do agendamento.
Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia ressalta também a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendamento para evitar a formação de filas. O Município reitera que as pessoas que não compareceram à convocação devem realizar a revalidação do cadastro para serem chamadas novamente. Para solicitar o reagendamento, basta acessar o Portal da Prefeitura. No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação.