Notícias

Palestras online abordam turismo rural como oportunidade de renda

Evento gratuito integra programação da Semana do Produtor Rural
8 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto:Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A programação desta quinta-feira (8) na Semana do Produtor Rural trouxe uma oportunidade deste público se beneficiar de reflexões e perspectivas sobre a rentabilidade do lazer em propriedades rurais. Foram realizadas duas palestras online e gratuitas com as temáticas “Importância do Turismo Rural como gerador de renda” e “Um olhar inovador sobre o Turismo Rural”. O evento é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação.

A palestra “Importância do Turismo Rural como gerador de renda” foi ministrada pelo gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Caio Oliveira. “Muita coisa do trabalho depende mesmo da gente, mas dentro da profissão é urgente a gente ter um momento para se capacitar, buscar conhecimento e esta Semana do Produtor Rural é uma ótima oportunidade”, pontuou o palestrante.  

Outra palestra muito aguardada foi “Um olhar inovador sobre o Turismo Rural”, abordada pelo proprietário da Fazenda Retiro Águas Vivas, Marcos Antônio Casassanta. “A pandemia prejudicou vários setores, mas foi com este período que as pessoas começaram a notar o turismo rural como opção, como uma forma mais atrativa, tranquila e segura que os grandes centros neste momento. E o turismo rural proporciona também a valorização do patrimônio cultural, das nossas raízes e, principalmente, a preservação e educação ambiental. Então, agradeço muito à Prefeitura pelo espaço oferecido, porque é importante dialogar sobre este setor que tem muito potencial de crescimento.”

Confira a programação desta sexta-feira (9) – clique aqui

Semana do Produtor Rural – Um aprimoramento da prática

A “Semana do Produtor Rural” foi instituída pela lei municipal 13.416/2021, sancionada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro, e definiu como 7 de julho o dia desse profissional. A programação foi desenvolvida em parceria com a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), o Sindicato Rural de Uberlândia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater- MG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

No decorrer da semana, há palestras (algumas presenciais, outras on-line) em torno dos temas: sistema agroflorestal, oportunidades e desafios para o agronegócio, melhoria genética na bovinocultura e turismo rural. Nas duas datas definidas como Dia de Campo, as atividades envolvem aplicação de pó de basalto em hortaliças, poda de goiabeira e capacitação sobre piscicultura em associação com a aquaponia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também