Notícias

Dia de Campo encerra Semana do Produtor Rural

Várias atividades foram realizadas nos últimos dias visando incentivos para o setor
9 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cleiton Borges - Secom?PMU

A Semana do Produtor Rural chegou ao fim nesta sexta-feira (9) após diversas atividades voltadas para o setor rural e o homem do campo. Para encerrar com êxito, foi realizado do Dia do Campo na sede Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), na Fazenda Buriti. Quem participou recebeu informações sobre fruticultura, poda e adubação de goiabeiras e piscicultura, em sistemas de aquaponia, com foco no baixo consumo de água e a produção de hortaliças.

Um dos responsáveis pelas atividades sobre adubação e poda, o engenheiro agrônomo da Ferub, Mayer Andrade Santos, destacou a importância de adubações e podas corretas. “É importante que os agricultores tenham conhecimento da necessidade de podas do modo certo e na época propícia. No caso das goiabeiras, os procedimentos devem ser feitos antes do período chuvoso e que as adubações também ocorram corretamente”, disse.

O minicurso sobre aquaponia foi ministrado pelo coordenador de Agricultura, Rodolfo Fontana Costa, da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação. “A aquaponia é muito utilizada atualmente, até mesmo em residências. Muitas pessoas a usam para criar peixes e cultivas plantas”, destacou.

Para o produtor rural Pedro Alves, a Semana foi extremamente proveitosa. “Foram assuntos interessantes de grande utilidade para o homem do campo”, comentou.

Dia de Campo encerra Semana do Produtor Rural 1
Cleiton Borges – Secom?PMU

Semana tem balanço positivo

A Semana do Produtor Rural teve início na segunda-feira (5) com uma palestra online sobre avicultura caipira, um dos pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro). Também foram temas sistema agroflorestal, oportunidades e desafios para o agronegócio, melhoria genética na bovinocultura e turismo rural e aplicações de pó de basalto em hortaliças. Uma ação de destaque foi o lançamento do Cartão do Produtor Rural, projeto desenvolvido em parceria com a Polícia militar (PM) e o Sindicato Rural para melhorar acesso dos serviços de segurança pública junto ao setor. 

“O balanço ao final da Semana do Produtor Rural é positivo. Durante estes dias, a Prefeitura reafirmou seus compromissos e comprometimento com os produtores rurais”, destacou a secretária de Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Costa Jorge. Ela ressaltou ainda a importância das parcerias firmadas para a realização das atividades.

A Semana do Produtor Rural foi instituída pela lei municipal 13.416/2021, sancionada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro e definiu como 7 de julho o dia deste profissional. A programação foi desenvolvida em parceria pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Ferub, Sindicato Rural de Uberlândia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater- MG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também