Os pequenos produtores rurais de Uberlândia contam com uma política de estímulo promovida pela Prefeitura em várias etapas da produção. O subsídio do serviço de maquinário é um desses benefícios. O trabalho é realizado por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação para auxiliar no preparo do solo e na colheita de gramíneas usadas na produção de silagem. No primeiro semestre deste ano, 153 produtores se cadastraram junto ao Núcleo de Motomecanização, que realizou 175 atendimentos.
A Prefeitura disponibiliza uma ensiladeira acoplada a um trator, um vagão forrageiro (ou carreta agrícola) e um servidor para operar os equipamentos. O produtor arca com 50% do valor de mercado, o que corresponde a R$ 74,07 por hora/máquina. De janeiro a maio, o suporte foi importante para gerar quase 20 mil toneladas de forragem, utilizada na alimentação animal. No preparo de solo para plantio, o maquinário percorreu uma área equivalente a 124,1 hectares.
Para requisitar o serviço, o produtor rural pode fazer o cadastro no Núcleo de Motomecanização, no anexo da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação, na avenida das Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto. Além de solicitar o auxílio no preparo do solo e na colheita das gramíneas para silagem, agora é possível contar com o suporte na reforma de pastagens.