Notícias

Prefeitura e Praia Clube firmam parceria para fomentar o esporte de alto rendimento

Atletas poderão usar estrutura de ambas instituições e terão custos de competições subsidiados; ginástica artística será a primeira modalidade contemplada pelo projeto
12 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O prefeito Odelmo Leão anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (12), em evento no auditório Centro Administrativo Municipal, os detalhes da parceria firmada pela Prefeitura de Uberlândia com o Praia Clube (reconhecido nacionalmente pelo vitorioso time feminino de vôlei). O acordo, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), tem como objetivo fomentar o esporte de alto rendimento em diversas modalidades olímpicas e paralímpicas e dar condições aos atletas de competição, condições de progressão na prática do esporte. A ginástica artística é a primeira modalidade contemplada, já com 20 atletas treinando. Em seguida, será a vez do atletismo e do karatê.

O prefeito Odelmo Leão destacou a importância da parceria, lembrando que o esporte e o lazer são instrumentos que contribuem para a cidadania e desenvolvimento social de crianças e adolescentes. “Temos mais 13 mil alunos em nossas escolinhas e equipes de alto rendimento em várias modalidades, além de paratletas que representam a nossa cidade por meio de parcerias entre associações e Futel. Este acordo de cooperação com o Praia Clube, com certeza, vai ampliar o número de atletas de competição e assim, fortalecer ainda mais o esporte em nossa cidade, já que estamos oportunizando de forma gratuita o acesso à prática para jovens atletas, oferecendo suporte aos nossos atletas de alto rendimento”, disse o prefeito.

Prefeitura e Praia Clube firmam parceria para fomentar o esporte de alto rendimento 1

O presidente do Praia Clube, Guto Braga, também falou sobre a parceria. “Esta união do Praia com a Prefeitura e as associações será uma grande conquista para o esporte uberlandense. Vamos focar ainda mais no esporte de alto rendimento, buscando melhorar ainda mais as condições de trabalho, que já existem e que são tão bem executadas pela Futel”, disse o presidente praiano que destacou outros benefícios da parceria: “A partir desta união, essas equipes poderão participar de competições estaduais e nacionais, seus integrantes serão sócio-atletas do Praia. É importante dizer que o Praia não terá nenhuma gerência nessas atividades, que são desenvolvidas pela Futel e outros parceiros. Nós vamos apenas complementar o trabalho que já é tão bem feito pela Futel”, concluiu Guto Braga.

A parceria

Conforme a parceria assinada, caberá à Futel oferecer centro de treinamento, profissionais de educação física (treinadores), materiais e equipamentos de uso coletivo, indicar e selecionar atletas que possuem potencial para competir em nível estadual, nacional e internacional e ministrar os treinamentos em todas as modalidades.

Já o Praia Clube fornecerá, aos atletas participantes, acesso à academia do clube, acesso à fisioterapia, condições de sócio-atleta, transporte e alimentação dos atletas nas competições, federação dos atletas em suas respectivas entidades e a realização das inscrições dos atletas nas competições que forem participar.

“A Futel fomentará a prática da atividade esportiva, fornecendo os recursos materiais e de infraestrutura e caberá ao Praia Clube oferecer todo suporte aos atletas de alto rendimento, que estiverem inseridos no projeto. As modalidades serão definidas pelas partes e serão formalizadas por intermédio de termo aditivo”, explicou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Com o acordo firmado, as equipes levarão o nome das duas instituições em todas as competições que participar. “Já estamos com a ginástica artística treinando no ginásio que criamos no UTC, local em que temos todos os aparelhos e equipamentos necessários para a prática desse esporte. Logo estaremos iniciando os treinos com atletas de alto rendimento em outras modalidades”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Início das atividades

A Futel já está promovendo, no ginásio de ginástica artística, no UTC, o atendimento individual dos 20 atletas pré-selecionados para voltar aos treinamentos. “O critério de seleção foi pautado no nível técnico que os atletas tinham antes do início da pandemia, com condições de participar de competições de nível elevado, como o Torneio Nacional de Ginástica Artística e o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, previstos para serem realizados no fim deste ano”, explicou uma das professoras da modalidade, Raquel Borges.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também