Notícias

UBS Planalto faz mutirão coleta de citologia em comunidade da zona rural

Profissionais realizaram exames em 30 mulheres, com idade entre 25 a 64 anos. Na próxima sexta (16), ação da equipe será com público em geral sobre planejamento familiar
13 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Divulgação

Pensando na saúde da mulher e na importância de levar todas as informações sobre o planejamento familiar, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planalto, responsável pela assistência à comunidade da Chácara Douradinho, está realizando uma série de ações preventivas.

Na última semana, os profissionais fizeram a coleta de citopatologia em 30 mulheres da comunidade, com idade entre 25 e 64 de anos. Conhecido como Papa Nicolau, o exame preventivo é de extrema importância para a saúde da mulher, já que detecta alterações nas células do colo do útero indicativas do câncer do colo de útero.

“A região tem mais de 600 chácaras e estamos sempre acompanhando a saúde da comunidade. Percebemos que, por conta da pandemia, muitas mulheres não estavam com os exames em dia. Então, realizamos esse mutirão afim de garantir que todas tenham acesso”, contou a enfermeira Jandra Alves Rabelo.

Dando continuidade às ações, na próxima sexta-feira (16) acontecerá uma força-tarefa sobre planejamento familiar e de vacinação contra a gripe.  Será abordado com a comunidade sobre o tema e as orientações para quem desejar utilizar os métodos contraceptivos de longa duração ou realizar procedimentos como vasectomia e laqueadura. A ação acontecerá no pátio anexo à igreja, das 9h às 16h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também