Notícias

Biblioteca Municipal ultrapassa seis mil empréstimos e devoluções desde a reabertura

Atividades do espaço foram retomadas em novembro de 2020 de forma readaptada para cumprir todas as medidas sanitárias para resguardar a população contra a Covid-19
15 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck

A Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira reabriu para o atendimento presencial no ano passado, seguindo todas as regras de biossegurança. Desde então, registrou um fluxo de 6.069 empréstimos e devoluções de obras literárias, além de renovações de empréstimos.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 no espaço, estão suspensas as atividades de estudo e leitura presenciais para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus. Estão disponíveis, no momento, o empréstimo e a devolução de livros. Para ter acesso ao equipamento cultural, é obrigatório o uso de máscara de proteção. Todos os servidores também usam o equipamento de proteção individual.

As multas por atraso na devolução e a taxa de inscrição não estão sendo cobradas desde o início da pandemia em março de 2020.

Cadastro

Aqueles que não possuem o cadastro na Biblioteca poderão se cadastrar na hora e, para os que já possuem, é necessário a renovação anual. Para ambos, o processo é realizado rapidamente no local, apenas com documento de identidade (Carteira de habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho ou outro documento oficial com foto), CPF e comprovante de endereço atualizado. Em caso de jovens com menos de 16 anos de idade, a inscrição é feita com a presença de um responsável.

Atualmente, a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira conta com 1.415 cadastros ativos, sendo que, de janeiro de 2021 até o dia de hoje, 337 novos cadastros foram realizados.  

Biblioteca Municipal ultrapassa seis mil empréstimos e devoluções desde a reabertura 1
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

A Biblioteca e o Cultura em Casa

Desde o início da pandemia, a biblioteca tem participado da criação de conteúdo para o programa Cultura em Casa, onde estão disponibilizados de forma virtual desde cursos, contações de histórias, exposições, oficinas, saraus de literatura, dentre outras atividades. O acesso é pelo endereço https://www.uberlandia.mg.gov.br/cultura-em-casa/

Acervo para empréstimo

Durante esses dias de distanciamento social e reclusão em casa, a leitura tem sido uma válvula de escape, e o acervo da biblioteca têm assuntos variados, atendendo à diversas faixas etárias e contendo de diversos assuntos. É possível encontrar à disposição para empréstimo livros de literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, literatura espírita, autoajuda e informativos de maneira geral, incluindo didáticos. Além dos mais de 22 mil livros já existentes, a biblioteca está em processo de aquisição de novos títulos, que enriquecerão o acervo e proporcionarão atualização. Atualmente, o maior interesse do público de usuários é de materiais de literatura e “best sellers”.

Processamento Técnico

Desde o ano passado, a Biblioteca tem realizado uma força tarefa para inserir no acervo, os materiais recebidos como doação. Mais de 5.500 exemplares já foram cadastrados e enviados para o acervo da Biblioteca Municipal e também para as sucursais, ao todo 398 materiais já compõem o acervo bibliográfico da Biblioteca Setorial de Artes, um novo espaço para pesquisa que funciona dentro Oficina Cultural.

Parceria com a ONG Recode e a biblioteca digital Tocalivros

Por meio do Projeto Clube das Palavras, a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira oferecerá, em parceria com a ONG Recode e a biblioteca digital Tocalivros, acesso gratuito a livros digitais à população.

Mais de cinco mil eBooks estão disponíveis para associados.

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Endereço da Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira:

Centro Municipal de Cultura

Praça Prof. Jacy de Assis s/n (antiga Praça do Fórum) – Centro

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

All articles loaded
No more articles to load

Veja Também