A Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC) promoveu, na manhã de hoje (15), a retomada da Caravana de Prevenção, levando às escolas de Uberlândia, de forma online, palestras sobre alcoolismo e adolescência e tabagismo. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Além das atividades remotas, a intervenção artística dos espaços de educação também está acontecendo com oficinas de grafitti.
A primeira escola que recebeu a intervenção artística e o material gravado foi a Escola Municipal Sebastião Rangel, no distrito de Tapuirama. A palestra foi ministrada pela psicóloga da SMPDDSDC, Maria de Lourdes Pereira Costa, e abordou o tema “Alcoolismo e Adolescência” com os alunos do 9º ano.
“Nossa unidade de ensino é parceira da Diretoria de Prevenção às Drogas há mais de quatro anos e, neste período, já tivemos diversas intervenções pedagógicas e culturais, como oficina de arte – grafitti, oficina de dança, palestras presenciais, com o intuito de fomentar a cidadania em nossa comunidade. Contudo, com a pandemia do COVID-19 estas intervenções precisaram também passar por adaptações e, neste momento, realizamos a palestra de combate e prevenção às drogas, no formato online com nossa turma do 9⁰ ano. Estas intervenções são necessárias para afirmar ações positivas em nossa comunidade, promovendo conhecimento científico em relação as consequências ao uso de álcool e tabaco”, pontuou Gabriela Monteiro, gestora escolar da E.M. Sebastião Rangel
Caravana de prevenção
O Projeto Caravana de Prevenção às Drogas agrega um conjunto de ações de prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas. O objetivo é promover a cidadania do público escolar infantojuvenil, abrangendo os respectivos familiares, gestores, educadores e colaboradores da rede pública e privada de ensino. As ações realizadas em cada escola, no período de uma semana, aliam-se à outras estratégias de proteção e redução de risco, já desenvolvidas pelo poder público em Uberlândia.
Ao prestar esclarecimentos e estimular reflexões sobre a temática, junto aos estudantes e demais membros da comunidade escolar, o projeto contribui para a formação de multiplicadores na prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Com isso, o projeto oferece suporte à toda sociedade no enfrentamento e a consequente redução dos índices de dependência química no município.
Os trabalhos são realizados pela Diretoria de Prevenção às Drogas. As instituições interessadas podem solicitar a atividade remotas e online pelo telefone 3239-2736 ou pelo e-mail diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br.