Notícias

Estratégias de Uberlândia no combate à Covid-19 recebem certificados de menção honrosa do Ministério da Saúde e OPAS

Município foi reconhecido pelas várias práticas bem-sucedidas desenvolvidas pelas equipes da Atenção Primária; das 261 experiências finalistas, Uberlândia tem 15 selecionadas
15 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia tem trabalhado para oferecer o melhor cuidado àquelas pessoas que acabaram sendo diagnosticadas com a Covid-19. Com várias estratégias desenvolvidas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o município foi reconhecido pelas várias práticas bem-sucedidas e receberá, nesta sexta-feira (16), certificados de menção honrosa do Ministério da Saúde e Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

A iniciativa Atenção Primária à Saúde Forte no Combate à Pandemia foi proposta pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e pela OPA no Brasil, a fim de reconhecer as iniciativas desenvolvidas pelos municípios brasileiros durante a pandemia.

A Prefeitura de Uberlândia realizou a inscrição de várias práticas adotadas na rede de saúde, sendo que 31 foram aprovadas e reconhecidas como bem-sucedidas pela comissão avaliadora. Destas, 15 estão entre as 261 experiências finalistas que receberão os certificados de menção honrosa.  A seleção das práticas aponta um grupo de municípios com alta motivação e sensibilidade sobre o papel e a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) na resposta à pandemia. Ao todo, foram analisados 1.471 relatos de práticas desenvolvidas por profissionais de todo país.

“Ter as nossas práticas reconhecidas entre tantos trabalhos de todo o Brasil é muito gratificante. Isso mostra que os esforços constantes da nossa administração no combate à pandemia para levar à comunidade o melhor serviço em saúde estão rendendo resultados. Fico muito feliz e parabenizo toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde que está junto conosco à frente dessa batalha em favor do nosso povo”, comemorou o prefeito Odelmo Leão.

A inscrição das experiências foi dividida em várias temáticas, como vigilância para identificar casos novos, rastrear contatos e monitorar a pessoa e todos seus contatos, o cuidado clínico dos pacientes com sintomas leves, inserção de novas tecnologias, formas de garantir o acesso às informações de prevenção e cuidados contra o novo coronavírus e como continuar oferecendo suporte aos grupos vulneráveis e de risco para a Covid-19 durante o momento de pandemia.

Das práticas avaliadas como ótimas e que vão receber a menção honrosa estão a atenção às pessoas com condições crônicas durante a pandemia, a realização do teste rápido na população via sistema de drive-thru, a continuidade da visita domiciliar dos agentes de saúde, o monitoramento e testagem nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), o acompanhamento diário via teleatendimento dos pacientes com sintomas leves e que estão em isolamento domiciliar, a integração dos cuidados entre os níveis de atenção aos pacientes que receberam alta, entre outras.

A cerimônia para entrega da menção honrosa aos participantes será realizada por videoconferência, a partir das 9h30, no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também