Notícias

Equipe de saúde da UBS Planalto faz atendimentos e leva vacina para zona rural

Moradores da Chácara Douradinho receberam doses da vacina contra gripe e informações sobre planejamento familiar através da força-tarefa da Prefeitura
16 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Para manter a saúde dos moradores, as ações preventivas são essenciais. Por isso, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planalto, mais uma vez, realizou uma força-tarefa para acompanhar a comunidade da Chácara Douradinho. A equipe se instalou no pátio anexo a igreja desde às 9h da manhã desta sexta. Até as 13h, mais de 70 doses de vacina contra gripe foram aplicadas no local, evitando o deslocamento dos moradores até a cidade. Além disso, orientações sobre planejamento familiar também foram amplamente trabalhadas a quem possuía interesse em utilizar os métodos contraceptivos de longa duração ou realizar procedimentos como vasectomia e laqueadura. 

Para a jovem Kelen da Silva Borges que mora há sete anos no local, estas ações que aproximam a unidade de saúde à comunidade trazem facilidade, segurança e amparo aos atendidos. “Ter a equipe de saúde por perto facilita a nossa vida. Hoje, por exemplo, minha filha e eu iremos tomar a vacina da gripe. Na visita anterior, eu fiz até o exame ginecológico. É necessário e muito bom pra gente que vive aqui.” Destacou a moradora. 

Equipe de saúde da UBS Planalto faz atendimentos e leva vacina para zona rural 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

De acordo com a enfermeira assistencial da UBS do Planalto, Jandra Alves Rabelo, a ação é o primeiro passo, principalmente sobre o planejamento familiar. “Nosso trabalho aqui, além da vacinação, é orientar homens e mulheres sobre os métodos anticonceptivos, ter uma organização familiar para que os filhos e todos os membros de um lar tenham qualidade de vida. Então, falamos sobre a inserção do DIU, laqueaduras, sobre a vasectomia em homens, dentre outros. E quem está completamente decidido, através do serviço social, passará para outras etapas como diálogo com médicos e exames completos.”

Na semana passada, a equipe atuou com a saúde da mulher na região. Os profissionais fizeram a coleta de citopatologia em 30 moradoras da Chácara Douradinho, com idade entre 25 e 64 de anos. Conhecido como Papa Nicolau, o exame preventivo é de extrema importância para a saúde da mulher, já que detecta alterações nas células do colo do útero indicativas do câncer do colo de útero.

Próxima ação da UBS Planalto

Nesta quarta-feira (21), das 9h às 16h, a equipe da UBS Planalto estará no assentamento Dom José Mauro para aplicação de vacinas contra gripe para os moradores.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também