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Busão Social já realizou cerca de 3.700 atendimentos em dois meses

Lançado em abril deste ano, o veículo já esteve em nove locais da cidade com prestação de serviços e orientações sobre benefícios sociais e assistenciais
20 de julho de 2021

 Lançado há dois meses, o Busão Social já percorreu nove pontos da cidade e realizou aproximadamente 3.700 atendimentos. A nova alternativa de atendimento municipal à população em situação de vulnerabilidade foi apresentada pelo prefeito Odelmo Leão em maio deste ano e trata-se de mais uma ferramenta itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Na prática, o veículo possibilita que a assistência social fique cada vez mais próxima das pessoas.

O Busão percorre a cidade com equipes do setor de assistência social da Sedesth orientando as comunidades sobre inserção em serviços, programas, projetos, benefícios e ainda os devidos encaminhamentos para solucionar demandas apresentadas. Dentre os serviços oferecidos constam cadastramento e recadastramento do CadÚnico, inscrição no Bolsa Família e orientações para obter Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha do Idoso Interestadual e isenções para o Registro Geral (RG) e da tarifa de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), entre outros.

Foto: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, disse que o Busão já é um sucesso e que a Sedesth está com vários pedidos do serviço. “Já estamos pensando em adquirir mais veículos e ampliar o serviço. É algo que está de acordo com nossa política de levar os serviços até às comunidades mais distantes e, consequentemente, mais próximo de seus moradores. Neste sentido, o Busão Social se junta ao Ônibus Meu Ofício e outros atendimentos”, ressaltou. Ela ainda reforçou que, mesmo sendo um equipamento que atende a todas as pessoas, os acompanhamentos são individuais e de acordo com a necessidade de cada cidadão ou família.

Mais dignidade, comodidade e acessibilidade

Para oferecer mais dignidade, comodidade e acessibilidade à população, o ônibus foi todo adaptado às diversas necessidades, inclusive com elevador que permite que deficientes físicos acessem o interior do veículo. O equipamento conta ainda com toldos, cadeiras, mesas e recebeu plotagens que conferem um aspecto acolhedor e diferenciado. Em respeito ao protocolo de biossegurança contra a Covid-19, durante os atendimentos, é respeitado o protocolo de biossegurança e as famílias recebem um kit contendo álcool em gel, álcool de limpeza e máscara facial.

Locais atendidos

O primeiro atendimento do Busão Social aconteceu no dia 17 de maio na rua Principal, no Assentamento Renovação, localizado ao lado esquerdo da BR-365, sentido Ituiutaba (MG). No local habitam cerca de 300 famílias e aproximadamente 1.800 pessoas.

Além do Renovação, o Busão Social já esteve também nos assentamentos Monte Horebe, Rio das Pedras, Santa Clara e na Vila Marielza; nos bairros Dona Zulmira e Jardim Ipanema e nos distritos de Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos.

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