Completando seis meses do início da vacinação, a Prefeitura de Uberlândia continua dando andamento ao Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Ao todo, mais de 6.381 pessoas receberam a primeira dose do imunizante.
Nesta etapa foi finalizada a vacinação do público geral até 39 anos, além de dada continuidade aos profissionais da educação infantil, fundamental, médio e superior; gestantes, mulheres pós-parto, mulheres que amamentam; pessoas com comorbidades e deficiências (com ou sem Benefício de Prestação Continuada – BPC); trabalhadores dos transportes coletivos urbanos e de longo curso e ferroviário e faltosos que fizeram o recadastramento para vacinar. A estimativa é aplicar 30 mil doses, sendo 10 mil para a primeira dose e 20 mil para a segunda.
O professor Mário Wellington, de 39 anos, foi um dos imunizados. Emocionado, ele comentou sobre o sentimento de ter sido convocado para a imunização. “Estou grato porque muita gente, amigos, familiares, não tiveram essa oportunidade. Eu estava ansioso, olhando o celular toda hora. Ontem eu recebi a mensagem, hoje me vacinei. O sentimento é de gratidão mesmo”, disse.
Após tomar o imunizante, na Arena Sabiazinho, o agente terapêutico Clodoaldo Francisco Bezerra elogiou a agilidade da fila de espera. “Achei muito rápido, organizado, tranquilo. Me surpreendi. Fora a alegria de poder receber essa dose, que acho que é a única forma de a gente sair bem sucedido diante dessa situação complicada”, afirmou.
Cronograma
Nesta quarta-feira (21) continua o cronograma de imunização, com a aplicação da segunda dose do fabricante CoronaVac para as pessoas que receberam a primeira nos dias 23, 25 e 29 de junho. No dia seguinte, quinta-feira (22), vai ser a vez de administrar a segunda dose do imunizante da marca AstraZeneca em quem recebeu a primeira nos dias 28 e 29 de abril.
Já na sexta-feira (23) será retomada a vacinação com a primeira dose do público geral. A ampliação vai abranger as pessoas com idade até 38 anos, além de dar continuidade aos grupos prioritários como profissionais da educação infantil, fundamental, médio e superior; gestantes, mulheres pós-parto e que amamentam; pessoas com comorbidades e deficiência (com ou sem Benefício de Prestação Continuada – BPC); trabalhadores dos transportes coletivos urbanos e de longo curso e ferroviário; dos faltosos que fizeram o recadastramento; além da aplicação segunda dose de que recebeu a primeira de CoronaVac nos dias 30 de junho e 1º de julho.
Confirmação do agendamento
A Prefeitura de Uberlândia reforça que o cronograma está sujeito à alteração. A vacinação acontecerá na Arena Sabiazinho e no Ginásio do UTC (entradas das avenidas Cipriano del Fávero e Getúlio Vargas). A confirmação do agendamento é feita por mensagem de texto no celular (SMS), via e-mail para quem optou por preencher o campo no momento do cadastro e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura. Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que receberam a confirmação do agendamento.
Revalidação de cadastro de faltosos
Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia ressalta também a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendamento para evitar a formação de filas.
O Município reitera que as pessoas que não compareceram à convocação devem realizar a revalidação do cadastro para serem chamadas novamente. Para solicitar o reagendamento, basta acessar o Portal da Prefeitura. No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação. Confira aqui todas as informações acerca do enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia.