Notícias

Pilar central do viaduto da avenida dos Municípios é erguido

Próxima etapa da construção é a fundação no trecho de encontro com o bairro Patrimônio
22 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Seguindo o cronograma estabelecido, a Prefeitura de Uberlândia concluiu, nesta quinta-feira (22), a montagem do pilar central do viaduto da avenida dos Municípios. A melhoria vai garantir um tráfego mais fluido entre os bairros Patrimônio e Tabajaras. Após a montagem da sustentação, os empreiteiros realizaram a concretagem final, afixando o pilar no bloco que o prende no chão.

Na próxima etapa será feita a fundação do segundo encontro do elevado com os bairros. Vale lembrar que o primeiro, no bairro Tabajaras, já está finalizado, assim como um dos pilares que fica do mesmo lado. A estrutura ainda terá outros dois apoios no bairro Patrimônio, além do que foi finalizado hoje no canteiro central da avenida Rondon Pacheco.

O viaduto será entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio. Com cerca de 215 m e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada sentido da via, a nova passagem vai diminuir o tempo de viagem de aproximadamente 25 mil passageiros (período anterior à pandemia) das seis linhas do transporte público coletivo, além dos mais de 70 mil carros que passam no local todos os dias.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes, o andamento segue o cronograma esperado. “Essa é mais uma obra que vai garantir a evolução da cidade, acompanhando o crescimento da população. Em breve todos vão poder utilizar essa nova estrutura que vai beneficiar diretamente os moradores de mais de dez bairros da cidade”, afirmou.

A empresa vencedora da licitação é a Grada Construtora LTDA, a fiscalização dos trabalhos é realizada pela Secretaria Municipal de Obras. O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, retomado no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.

Confira as alterações necessárias no trânsito na região durante o período de obras:

  • A rua da Carioca terá sentido único a partir da avenida Afrânio Rodrigues da Cunha até a rua Tenente Rafael de Freitas
  • A rua Icaraí terá sentido único a partir da rua Tenente Rafael de Freitas até a avenida Afrânio Rodrigues da Cunha
  • Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Praia Clube – Prefeitura de Uberlândia para acessar o bairro Copacabana: vire à direita na rua Icaraí e à esquerda na rua Virgílio Melo Franco, e novamente à esquerda na rua da Carioca, atravessando pela Rondon pelo semáforo
  • Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Prefeitura de Uberlândia – Praia Clube para acessar o bairro Tabajaras: vire à direita na rua Botafogo, à direita na rua Triângulo Mineiro e novamente à direita na rua Icaraí, atravessando a Rondon pelo semáforo
  • Tráfego na avenida Afrânio Rodrigues da Cunha para acessar o bairro Copacabana: acesse a rua da Carioca por meio da rua Fernando Costa.
  • O trânsito na Avenida Rondon Pacheco, nas proximidades do cruzamento com a avenida dos Municípios, ficará restrito a três faixas de sentido.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também