A Prefeitura de Uberlândia segue com o programa Uberlândia Integrada II, investindo na ampliação e melhoria da infraestrutura da cidade. Na manhã desta quinta-feira (22), foi dado início ao rebaixamento do Túnel Maria Rico Mundo, na trincheira da avenida Geraldo Motta Batista, sob a avenida Getúlio Vargas. A obra vai possibilitar a passagem de caminhões e ônibus pelo local. A obra da trincheira foi retomada após readequação no projeto determinada pelo prefeito Odelmo Leão.
“A altura da trincheira, de 3,16 metros, impede o tráfego de ônibus, caminhões e demais veículos que tenham altura superior. Para resolver o problema, será feita a obra de desvio de galeria da avenida Getúlio Vargas e o rebaixamento do nível da avenida Geraldo Motta para que a altura chegue a 4,70 m”, explica o secretário de Obras, Norberto Nunes. “Essa mudança que fizemos no projeto, após uma criteriosa análise técnica, vai garantir, além de um resultado mais eficiente, uma redução de R$ 4 milhões na execução da obra”, conta. Na proposta original, seria feita uma reforma da trincheira e das pontes, com levantamento do topo das estruturas, o que elevava os custos.
O rebaixamento da avenida deve levar cerca de três meses. Os trabalhos são realizados pela BT Construções LTDA., escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil. A fiscalização é feita ela Secretaria Municipal de Obras.
Mudança no trânsito
Enquanto as melhorias são implementadas, os motoristas devem ficar atentos a mudanças no trânsito na região. Desde quarta-feira (21), alterações foram organizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) para facilitar o trajeto de quem passa pelo local. Confira o que mudou e as orientações:
- A avenida Geraldo Motta Batista, após a rua Horácio Rezende até a rua Santa Helena, no bairro Daniel Fonseca, está interditada;
- No cruzamento da rua Varginha com a avenida Getúlio Vargas, será instalado um semáforo;
- Executada ela Secretaria de Obras, uma alça de acesso foi aberta na avenida Getúlio Vargas para permitir que o tráfego siga pela rua Coronel Tobias Junqueira sentido bairro. Uma das pistas da avenida Getúlio Vargas sobre a ponte passou a ter sentido duplo de circulação.
Tráfego na avenida Geraldo Motta Batista sentido Centro – Bairro
- Ao sair da avenida Rondon Pacheco, acesse a avenida Geraldo Motta Batista e faça uma curva suave à direita na rua Laguna. Depois vire à direita na avenida Getúlio Vargas, à esquerda na rua Varginha e à esquerda na rua Honório Rezende para ter acesso novamente à avenida Geraldo Motta Batista.
Tráfego na avenida Geraldo Motta Batista sentido Bairro – Centro
- Vire à esquerda na rua Honório Rezende, à direita na rua Varginha e acesse a avenida Getúlio Vargas. Utilize a alça de acesso para entrar na rua Coronel Tobias Junqueira.
Uberlândia Integrada
A etapa II do programa Uberlândia Integrada foi retomada em novembro de 2018. No total, serão cerca de R$ 140 milhões investidos na construção de pontes, trincheiras, prolongamento de vias e recapeamento, fazendo dele o maior pacote de obras viárias da história cidade. O montante é fruto do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), feito junto à Caixa Econômica Federal.
Lançado inicialmente em 2011, o programa já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua primeira etapa, como o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo.