Notícias

Serviço de maquinário subsidiado gera produção 25% maior que em 2020

Pequenos produtores podem requisitar auxílio também para preparo do solo e reforma de pastagem; hora-máquina sai pela metade do preço de mercado
22 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O armazenamento de forragem é essencial para que os produtores rurais mantenham suas criações bem alimentadas durante o período da seca. Para viabilizar o recurso, pequenas propriedades de Uberlândia recorrem ao serviço de maquinário subsidiado pela Prefeitura. Com todo o equipamento e profissionais necessários disponibilizados por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, a hora-máquina custa metade do preço de mercado para o produtor. Neste ano, o período de silagem feita com o auxílio público se encerrou em 10 de julho e resultou em uma produção 25% superior à de 2020.

“Estamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos durante esses seis meses de ensilamento da forragem porque tivemos um aumento de quase 40% no número de inscritos, com o volume de atendimentos superando em 28% os realizados no ano passado. Trabalhamos mais e com maior eficiência, levando não só economia para os pequenos produtores, mas um ganho em qualidade”, ressalta a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.

Conforme dados do Núcleo de Motomecanização da secretaria, a coleta de gramíneas realizada com o suporte do Município possibilitou que 19.955 toneladas de forragem fossem ensiladas neste ano, enquanto que em 2020 o volume ficou em 15.935 toneladas. O serviço atendeu 93 cadastrados e realizou 123 atendimentos. Ao todo, a Prefeitura dedicou 1.940,5 horas-máquina a esse tipo de requisição- 30% a mais que as 1.514,3 horas-máquina do último ano.

Embora o período para produção de silagem em 2021 tenha se encerrado, o produtor rural ainda pode requisitar o serviço para preparo do solo e reforma de pastagem. Para isso, basta fazer o cadastro no Núcleo de Motomecanização, no anexo da secretaria, na avenida das Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também