Notícias

Equipe do Consultório na Rua participa de capacitação para início dos atendimentos

Serviço passou por reestruturação para ampliar oferta do auxílio à população que vive em situação de rua; treinamento contou com oficinas e visitas técnicas
23 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia se prepara para retomar de forma renovada os atendimentos do Consultório na Rua, um serviço de saúde pública itinerante voltado a pessoas em situação de rua ou outros tipos de vulnerabilidade social. Nesta sexta-feira (23), os profissionais envolvidos no projeto realizaram a visita técnica às unidades de referência, como Caps AD, Caps Oeste e a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Martins. O trabalho faz parte da capacitação final antes início dos atendimentos em breve.

O treinamento começou na quarta-feira (21) e contou com várias palestras de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que abordaram como é o funcionamento da rede, o fluxo de atendimento, quais são os pontos estratégicos e as doenças que mais acometem a população que vive em situação de rua.

O novo Consultório na Rua funcionará sob a assistência da organização social Missão Sal da Terra, com acompanhamento da Secretária Municipal de Saúde, e contará com o suporte das equipes das demais unidades de saúde do município. Com a remodelação do projeto, o serviço terá uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e técnico em saúde bucal.

“Ao reestruturar o projeto, a preocupação foi em trazer ações mais resolutivas no atendimento às pessoas em situação de risco, dando apoio emocional, cuidado clínico, entre outros serviços. A nova equipe é multiprofissional para oferecer um cuidado amplo de acordo com a necessidade de quem procurar o serviço”, explicou o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues.

O processo de reestruturação do projeto Consultório na Rua aconteceu devido à realocação dos profissionais que foram remanejados pela alta demanda gerada pela pandemia do coronavírus. Durante esse tempo, a população vulnerável permaneceu assistida e monitorada pelas equipes das unidades de saúde.

O projeto Consultório na Rua, assim que retomado em definitivo, funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Por ser itinerante, as equipes estarão em um veículo totalmente equipado em pontos específicos oferecendo diversos serviços. Em casos em que os profissionais identificarem um cuidado mais específico, o cidadão será direcionado para as unidades de saúde de apoio, que serão referenciadas de acordo com a região onde estiver a equipe.

Todo trabalho é compartilhado e integrado as unidades de saúde da rede municipal, aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos demais serviços de Urgência e Emergência.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também