Notícias

Floração dos ipês rosa colorem a paisagem do Parque do Sabiá

Flores, que são típicas do cerrado, recebem cuidados especiais da Futel ao longo de todo o ano
23 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quem corre ou caminha pelo Parque do Sabiá nesta época do ano sempre se surpreende com a beleza dos ipês existentes em alguns pontos à beira da pista. Isso porque as árvores começam a florir no outono e passam a colorir a paisagem do principal cartão postal de Uberlândia. Para mantê-los bonitos e saudáveis, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) mantém cuidados especiais ao longo de todo o ano, como irrigação, adubação e controle de pragas.

Os ipês, além de exuberantes, são considerados umidificadores naturais do ar e têm raízes bastante profundas. Dentre as árvores mais belas no Parque do Sabiá, estão os ipês rosas localizados próximo ao Jardim Sabiá, que está com mais 60% de suas obras concluídas, perto da entrada do Tibery e de frente aos campos de futebol. “A Futel tem muito cuidado com toda a vegetação do Parque do Sabiá, o que fica ainda mais evidente nesta época do ano, quando os ipês começam a florir. Todos que passam pelo local ficam encantados com a beleza dessa árvore”, destacou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Flores típicas do cerrado, os ipês florescem em períodos diferentes, de acordo com sua cor. Os ipês rosas são os primeiros a florescerem e passam a embelezar as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Em agosto, por fim, são os ipês brancos.

A frequentadora Ana Cláudia Roudan, moradora do bairro Osvaldo Rezende, elogia. “Fazia tempo que não vinha ao Parque do Sabiá e fiquei surpresa ao encontrar tudo tão florido. Os ipês são um espetáculo à parte e embeleza ainda mais esse lugar maravilhoso”, completou.   

Plantios nos últimos anos

Em 2017, foram plantadas 30 mudas de ipês, nas cores roxa, amarela e branca, ao lado da sede da Futel. As árvores devem atingir a idade adulta em 2023, mas duas delas já começaram a florir.

Já em 2019, para marcar simbolicamente a realização do Torneio Pré-Olímpico de Vôlei Feminino em Uberlândia, a Prefeitura plantou 18 mudas de ipês no estacionamento da Arena Sabiazinho. As árvores devem alcançar a idade adulta em 2025.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também