Diante dos alertas meteorológicos de frio intenso em grande parte de Minas Gerais, a Prefeitura de Uberlândia reforçou os atendimentos junto à população em situação de rua. Um destes serviços é a ronda social, que pode ser solicitada pela população pelo telefone (34) 9.9946.0373, com plantão diário até meia noite. Quem precisar de abrigo tem à disposição quatro espaços subvencionados pelo Município e que oferecem 150 vagas. Além disso, de forma emergencial e provisoriamente, a Administração Municipal está disponibilizando mais 100 vagas para atender aos que necessitam.
Essa ampliação momentânea será possível com disponibilização de novas vagas junto às parceiras e a preparação de um novo local, no bairro Chácaras Panorama, por parte da Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Tanto lá quanto nos abrigos subvencionados aqueles que precisam têm à disposição alimentação, dormitórios, cobertores, agasalhos e banhos, entre outros serviços. Também são oferecidos durante o plantão caldo quente, agasalho e kit de higiene pessoal.
“Temos uma determinação do prefeito Odelmo Leão de reforçarmos estes serviços, por causa desta época de frio intenso, para atender da melhor forma a população de rua. Todas as pessoas que precisarem serão atendidas”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques.
Campanha do agasalho
Neste ano, a Prefeitura e a Band Triângulo se uniram na realização da Campanha do Agasalho, que arrecadou uma tonelada de agasalhos e cobertores. O repasse das peças ocorreu em duas etapas, representando a assistência dada às famílias durante o período de baixas temperaturas.
O rapasse do material foi feito pela gerente diretora executiva da emissora, Alessandra Valadares às secretárias municipais de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira; e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), Iracema Marques. O material foi repassado para famílias e pessoas em maior vulnerabilidade social e acompanhadas pelo Município.
Diretoria de Proteção Social à População de Rua e Migrante
A Prefeitura realiza ainda um trabalho de proteção social à população de rua e ao migrante através da Diretoria de Proteção Social à População de Rua e Migrante. O equipamento faz triagem, presta orientações e faz os encaminhamentos necessários, como mercado de trabalho, clínicas de tratamento para álcool e drogas ou passagens para retorno às suas cidades de origem. Diariamente, é realizado o monitoramento nas ruas da cidade, principalmente nas áreas de maior fluxo desta população.
Mais informações:
Centro de Referência Especializado para População de Rua e Migrante
Endereço: Praça da Bíblia, em frente à Rodoviária, bairro Martins
Telefones: 34 3235-4772 / 34 3216-7161 / 0800-940-1229
Plantão de atendimento à população em situação de Rua: (34) 9.9946.0373