Notícias

Defesa Civil faz alerta de emergência para baixa umidade relativa do ar

Tempo seco atingiu 9% de umidade nesta sexta-feira (30), sendo considerado comparável ao de desertos
30 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Divulgação

A umidade relativa do ar na cidade de Uberlândia, na tarde desta sexta-feira (30), atingiu o severo registro de 9%.  Os dados são do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Devido o baixe índice, a Defesa Civil de Uberlândia faz alerta de emergência.

 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade de ar ideal compreende a faixa de 50% a 80%. E em épocas do ano, como inverno, níveis inferiores a 30% já são considerados preocupantes. Desertos como do Saara possuem umidade entre 10% a 15%.

A baixa umidade do ar, causa vários problemas respiratórios e quando o índice é severo como o registrado hoje, em Uberlândia, várias doenças como alergias, sinusites, asmas, dentre outras, podem se agravar. O órgão estabeleceu algumas precauções que podem ser tomadas pela população para minimizar os efeitos da mudança climática: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, suspender qualquer atividade que exija aglomeração, durante as tardes, manter úmidos os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, idosos e hospitais, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e consumir água abundantemente.    

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também